Mais

Federer presta homenagem a Neale Fraser enquanto a Austrália se despede da lenda do ténis

Uma homenagem a Fraser no seu funeral de Estado na Austrália
Uma homenagem a Fraser no seu funeral de Estado na AustráliaDARRIAN TRAYNOR / GETTY IMAGES ASIAPAC / Getty Images via AFP
O grande tenista australiano Neale Fraser foi homenageado com um funeral de Estado na passada quarta-feira, com Roger Federer entre os que prestaram homenagem a "uma verdadeira lenda".

Fraser, antigo número um mundial e vencedor de 19 títulos do Grand Slam durante a era amadora, morreu aos 91 anos no início deste mês.

Os antigos tenistas australianos Lleyton Hewitt, Todd Woodbridge e John Fitzgerald estiveram entre os homenageados numa cerimónia na Catedral de St Patrick, em Melbourne.

Fitzgerald leu uma carta da lenda suíça Federer para a viúva de Fraser, Thea, segundo a imprensa local.

"Estou profundamente triste por saber do falecimento de Neale... ele era uma verdadeira lenda. Sempre gostei da sua companhia quando nos encontrávamos pelo mundo fora", escreveu Federer.

Fraser ganhou três grandes títulos de singulares, incluindo uma memorável final de Wimbledon em 1960, quando derrotou Rod Laver, e 16 títulos de pares do Grand Slam.

Falando pouco depois da sua morte, Laver chamou-lhe "meu querido companheiro" e "uma verdadeira joia numa era dourada de lendas do ténis australiano".

Em 1959, Fraser ganhou os três títulos dos EUA - individuais, pares e mistos - em Forest Hills e levou a Austrália à glória na Taça Davis, uma competição de que se tornou sinónimo.

Foi capitão da equipa durante 24 anos, conduzindo-a a quatro vitórias em torneios, dizendo frequentemente: "Nunca pensei em nada melhor do que representar o nosso país".