Adriana Semedo, avançada de 25 anos que, esta época, marcou 41 golos e fez 20 assistências, acompanha assim o FC Porto na subida à 2.ª Divisão.
A avançada deu os primeiros toques no Relâmpago Nogueirense, tendo passado pelo Rio Meão, Boavista, Fiães, Racing Power, Gil Vicente e Zaragoza antes de vestir de azul e branco. No currículo já ostentava uma subida à Primeira Divisão, ao serviço do Fiães, numa temporada em que se destacou como a jogadora mais utilizada e a segunda melhor marcadora da equipa.
O percurso na Invicta está a superar todas as expectativas da camisola 18, que tem dado nas vistas na época de estreia e foi a primeira futebolista a ser convocada para uma seleção principal: foi suplente utilizada no duplo embate contra a Guiné e contribuiu para a passagem de Cabo Verde à segunda ronda do apuramento para a CAN-2026.
Com o foco no campeonato e a subida de divisão já assegurada, as portistas continuam na luta pelo título com um registo perfeito de 24 jornadas, 24 vitórias, 215 golos marcados e somente sete sofridos. Os únicos desaires aconteceram na terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao primodivisionário Marítimo, e na final da Taça AF Porto, diante das quintas classificadas da Liga BPI e semifinalistas da prova rainha.
Aos 25 anos, a internacional cabo-verdiana junta-se a Cláudia Lima, Verónica Khudyakova, Inês Oliveira e Ema Gonçalves e renova contrato com o FC Porto de olhos postos nos desafios da próxima temporada.
Voto de confiança: “Sinto-me imensamente feliz e focada em ajudar a equipa no que for preciso durante a próxima época.”
Merecida recompensa: “Os números falam por si, mas sem as minhas colegas nada disto seria possível. Sou-lhes muito grata. Tenho a certeza de que o trabalho de equipa esteve na origem deste voto de confiança para a próxima temporada.”
Responsabilidade acrescida: “Sinto sempre alguma pressão, mas serve de motivação para tentar dar o meu melhor na próxima época. Espero jogar ainda melhor e conseguir ajudar a equipa no que for preciso.”
Mudanças no segundo escalão: “Sabemos que vai ser uma divisão superior àquela em que estávamos, com equipas diferentes e outra exigência, mas acredito que o plantel vai estar à altura."
Promessa aos portistas: “Podem esperar a Semedo a que vos habituei. Com raça de Dragão.”
Luta pelo título no Dragão: “Sabemos muito bem que vamos jogar uma final e que as finais são para ganhar. Lá estaremos no domingo para dar tudo o que temos.”