Entre 2024 e 2026, a Sports Interactive não esteve parada, ainda que o silêncio (pouco) estratégico da marca tenha dado a sensação de suspensão completa e até colocado em risco o final de uma franquia que, muito ou pouco, ia conseguindo acrescentar um pormenor a cada ano.
A falta de qualidade no Football Manager 2025, assumida por Miles Jacobson, diretor do estúdio Sports Interactive, fez com que o lançamento passasse de adiado para cancelado. Meses depois, as comunicações voltaram e o desejo de todos os jogadores foi cumprido: o Football Manager 2026 vai sair na data esperada e com a promessa de muitas novidades. Neste artigo, o Flashscore detalha as principais.
Quando sai o Football Manager 2026?
A data oficial de lançamento do novo Football Manager é 4 de novembro, mas, pela primeira vez na história da franquia, a própria Sports Interactive adotou uma comunicação aberta e confirmou a existência de uma beta (fase de teste do jogo), assim como a sua data.
É oficial: pode jogar o novo FM a partir de 23 de outubro, quinta-feira. À data em que este artigo foi escrito, ainda não foi confirmada a hora de lançamento.
Em que plataformas vai estar disponível?
Tal como aconteceu na edição anterior do jogo, o Football Manager 2026 vai estar disponível para PC, Mac, smartphone e consolas (Xbox, PlayStation, Nintendo Switch).
Além dos habituais revendedores, o jogo pode ser adquirido na Steam, Epic Games, Windows Store, Xbox Store, PlayStation Store e Nintendo Store.
A versão mobile pode ser adquirida exclusivamente na Netflix, tal como aconteceu no FM 2024.
Nota: a versão Touch, exclusiva da Nintendo, estará disponível apenas a 4 de dezembro. Já a versão Mobile ainda não tem data de lançamento.
Motor de jogo
A principal alteração para o Football Manager 2026, e um dos motivos que levou ao cancelamento da edição anterior, passa pela mudança do motor de jogo, que terá impacto na performance, gráficos e animações do videojogo.
Estagnado visualmente desde o lançamento do modelo 3D, o Football Manager dá, finalmente, o salto visual, com recurso ao motor Unity, uma ferramenta que fez sucesso em títulos como Cities: Skylines e House Flipper e que promete estádios mais vivos e animações mais naturais.
Apesar de já terem sido divulgadas várias imagens pela Sports Interactive, que tem vindo a fazer vídeos e diretos para promover o lançamento do jogo, esta é uma alteração cujo impacto só será conhecido a longo prazo.
Aqueles que receiam que a sua máquina não tenha capacidade para rodar o novo jogo podem fazer o teste em várias plataformas externas, como o FM Scout. À partida, não terá problemas apesar desta mudança, mas poderá ver-se obrigado a regressar ao passado e a utilizar o modelo 2D, ou, como é muitas vezes mencionado na comunidade, as caricas.
Renovação tática
Outra das adições para 2026 está na tática que o jogador vai querer utilizar na sua equipa, que passa a ter duas janelas: com bola e sem bola.
Em suma, de forma a dar maior profundidade ao papel de treinador, o FM 2026 vai permitir-lhe desenhar uma tática ofensiva e defensiva (exemplo: pode pressionar em 4-4-2 sem bola e construir em 3-2-5 com bola).
Esta alteração vai ainda ter impacto nas funções individuais dos jogadores - a partir de agora, cada jogador tem uma função quando está com bola e outra quando se encontra em processo defensivo.
Futebol feminino e novas ligas
A nível de base de dados, a grande adição para o Football Manager 2026 é a introdução do futebol feminino.
Neste primeiro ano, terá 14 ligas disponíveis, em 11 países. Infelizmente, a Liga BPI não faz parte do FM 2026, mas poderá treinar em campeonatos como a WSL, LaLiga F, Frauen-Bundesliga, Ligue 1 feminina e Serie A feminina.
Quanto ao futebol masculino, a edição deste ano acrescenta três novos países jogáveis: Emirados Árabes Unidos, Lituânia e Egito.
Interface
O Football Manager 2026 apresenta uma das maiores reformulações visuais da história da saga. A Sports Interactive redesenhou por completo a interface do jogo.
O novo sistema baseia-se num conceito de pequenos painéis dinâmicos que reúnem as informações essenciais de cada área do clube - finanças, plantel, tática, staff, scouting ou desenvolvimento.
Outra grande novidade é a pesquisa global “FMPedia”, uma espécie de motor de busca interno que permite encontrar rapidamente qualquer elemento do jogo.
Visualmente, o FM26 aposta num design mais limpo, com tipografia moderna, ícones minimalistas e transições suaves entre ecrãs, com o objetivo de "passar menos tempo a procurar menus", segundo Miles Jacobson.
Parceria com a FIFA a pensar no Mundial
Pela primeira vez na história da série, o Football Manager formou uma parceria oficial com a FIFA.
Graças a esta colaboração, o FM26 contará com o Mundial-2026, o Mundial Feminino, e até o novo Mundial de Clubes, sendo que todas as seleções surgem devidamente licenciadas.
No entanto, nem tudo estará disponível logo no lançamento do jogo. O modo de treinar seleções nacionais chegará apenas com um update gratuito, previsto antes do pontapé de saída do Mundial-2026.
Expectativas e riscos
Como escrevemos no título, apesar das várias alterações, este novo Football Manager não deve ser encarado como uma completa revolução, mas sim como uma renovação numa série que precisava de se reinventar ligeiramente e assumir um risco que, diga-se, não foi assim tão calculado.
O próprio Miles Jacobson, em entrevista recente, assumiu a responsabilidade destas mudanças: "Se falharmos agora, talvez o Football Manager chegue ao fim".
Mesmo assim, a sensação geral é de otimismo. As grandes mudanças, embora arriscadas, respondem a pedidos antigos da comunidade, embora todas estas alterações necessitem de tempo de adaptação, algo a que os jogadores mais antigos da série podem estar mais resistentes.
À primeira vista, o Football Manager 2026 pode não ser perfeito, mas tudo indica que está a tentar, pela primeira vez em muitos anos, ser diferente.
Venha daí esse novo jogo!