O jogador"já tem muita experiência a nível nacional e internacional", disse o diretor administrativo do Colónia Christian Keller,"além de suas habilidades futebolísticas, ele é caracterizado acima de tudo por uma mentalidade forte". Gazibegovic jogou 22 vezes pelo Graz esta época, 14 vezes no campeonato, cinco vezes na Liga dos Campeões e três vezes na Taça da Alemanha. Já tinha treinado no futebol júnior com o atual treinador do Colónia, Gerhard Struber.
O Colónia não pôde inscrever novos jogadores nos dois últimos períodos de transferências, no verão e no inverno. A razão para tal foi uma proibição imposta pela FIFA na sequência da contratação do esloveno Jaka Potocnik, então com 16 anos, em janeiro de 2022, cujo antigo clube, o Olimpia Ljubljana, acusou o Colónia de instigar uma quebra de contrato e apresentou queixa à FIFA.
Na semana passada, pouco antes do fim do prazo da sanção, a FIFA levantou a proibição com efeitos imediatos. A decisão teve como pano de fundo um acórdão do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias (TJCE). O Tribunal reconheceu que partes do regulamento de transferências eram contrárias ao direito europeu, pelo que a condenação do Colónia foi anulada. Mesmo sem esta decisão, o contrato de Gazibegovic teria sido assinado em 1 de janeiro.