Em semana europeia, nada melhor do que começarmos a nossa viagem pelos feitos dos portugueses na maior prova de clubes do continente.
Carlos Forbs já dera que falar durante a sua passagem pela formação do Manchester City, mas foi na noite de quarta-feira que se deu verdadeiramente a conhecer aos adeptos do futebol, com uma exibição de sonho no empate do Club Brugge na receção ao Barcelona (3-3). De sonho!
Gelson Martins também deixou marca no empate do Olympiacos frente ao PSV (1-1), tal como João Neves, na derrota do PSG diante do Bayern Munique (1-2), e João Palhinha, que também fez o gosto ao pé nesta 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, ao fechar com chave de ouro o triunfo caseiro do Tottenham sobre o Copenhaga (4-0).
Deixamos o cenário europeu por breves instantes para uma viagem onde proliferam os petrodólares e... os portugueses: Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo deu mais dois passos firmes rumo ao golo 1000, com um bis decisivo (e até algo polémico) no Al Nassr-Al Fayha (2-1).
Fora da comitiva para o jogo continental, Ronaldo assistiu à goleada frente aos indianos do Goa (4-0), que contou com um golo de bicicleta do compatriota João Félix.
Ainda em solo saudita, Roger Fernandes estreou-se a marcar pela equipa do Al-Ittihad, frente ao Al Sharjah (3-0), em duelo da fase de grupos da Liga dos Campeões Asiática.

Nota ainda para o golo de Fábio Martins no empate do Al Hazem diante do Al Ettifaq (2-2) e para o de Tozé, no empate entre Al Ahli e Al Riyadh (1-1).
Regressamos à Europa e seguimos até Espanha. Gonçalo Guedes marcou no dérbi basco entre a Real Sociedad e o Athletic Bilbao (3-2), em encontro da 11.ª jornada da LaLiga.
Já na Alemanha, Tiago Tomás saltou do banco para apontar o tento de honra na derrota do Estugarda na deslocação ao terreno do RB Leipzig (3-1), em jogo da 9.ª jornada da Bundesliga.
Por fim, a nossa viagem termina em França. Félix Correia continua a dar nas vistas ao serviço do Lille, marcando agora no triunfo sobre o Angers (1-0). Nota ainda para a vitória do Paris SG na receção ao Nice (1-0), garantida com um cabeceamento certeiro de Gonçalo Ramos no último lance da partida.
Golos à boa moda portuguesa
Nesta viagem pelo mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Andrezinho (Otelul, Roménia), André Amaral (Chemomorets, Bulgária), Bruno Jordão (CSKA Sofia, Bulgária), Daniel Podence (Olympiacos, Grécia), Diogo Capitão (Emirates Clube, Emirados Árabes Unidos), Domingos Quina (Pafos, Chipre), Fábio Ronaldo (Motor Lublin, Polónia), Jair Tavares (Zalgiris Kaunas, Lituânia), Joel Pereira (Lech Poznan, Polónia), João Tavares (Olympiakos Nicósia, Chipre), Miguel Pires (Sileks, Macedónia), Paulinho (Otelul, Roménia) e Tomás Silva (Dobrudja Dobrich, Bulgária).
