Mais

Allsvenskan: Emprestado pelo Famalicão, Liimatta faz golaço pelo Värnamo

Liimatta ao serviço do Värnamo
Liimatta ao serviço do VärnamoBildbyran / ddp USA / Profimedia
O Hammarby conseguiu uma vitória fora de casa contra o Norrkoping para manter o ritmo do líder Mjallby na Allsvenskan, permanecendo a quatro pontos dos líderes, mas os empates do Elfsborg e do AIK fizeram com que o clube perdesse terreno em relação aos dois primeiros colocados. Liimatta foi o herói do Värnamo.

O Hammarby havia conquistado seis pontos nos três últimos jogos do campeonato, que terminaram todos em 3 a 2, mas parecia improvável uma nova goleada, já que o clube não conseguiu derrubar o Norrkoping no primeiro tempo, apesar de ter dominado a posse de bola.

Mas o Bajen finalmente encontrou um caminho para o gol seis minutos depois do intervalo: Nahir Besara não conseguiu fazer uma conexão firme com o cruzamento de Montader Madjed, mas, na segunda mordida da cereja, mandou a bola para dentro do gol.

Os visitantes mantiveram a pressão e fizeram-na valer pouco depois da hora marcada. Mais uma vez Madjed causou problemas na direita e, quando o seu cruzamento rasteiro foi desviado para a entrada da área, Ibrahima Fofana estava à mão para empurrar a bola para o fundo das redes e fazer o 2-0.

O Hammarby está agora invicto há seis jogos e vai disputar a segunda mão da fase de qualificação para a Liga Europa contra o Rosenborg, na quinta-feira. O Norrkoping, por sua vez, perdeu sucessivas vezes e está em 11.º lugar.

Depois da derrota do Malmo com o Mjallby, o Elfsborg, terceiro colocado, empatou em casa com o lanterna vermelha Värnamo em 2-2.

Os donos da casa pareciam estar a caminho da terceira vitória consecutiva quando Leo Ostman abriu o placar no intervalo com um cabeceamento à queima-roupa, mas a vantagem foi desperdiçada quando o estreante Kai Meriluoto empatou o jogo logo aos dois minutos.

10 minutos mais tarde, a estreia de sonho de Meriluoto ficou ainda melhor quando o Varnamo apanhou o Elfsborg em contra-ataque, e o novo homem encontrou Osto Liimatta, emprestado pelo Famalicão, que disparou uma bombapara o canto superior. No entanto, a equipa da casa conseguiu resolver o problema pouco depois, quando Besfort Zeneli recebeu uma bela bola e rematou para o fundo da baliza de Per Frick.

O Elfsborg está agora a 10 pontos do Mjallby, com 11 jornadas por disputar. Os sucessivos empates por 2-2 deixam o Värnamo a oito pontos da segurança garantida.

Quem também perdeu terreno na corrida pelo título foi o AIK, que está há três jogos sem vencer, depois de ter empatado sem golos com o rival Djurgarden, no domingo, perante mais de 45 mil adeptos em Solna.

A partida foi disputada em ritmo acelerado, mas os heróis de ambos os lados no primeiro tempo foram os guarda-redes, Kristoffer Nordfeldt, do AIK, e Jacob Rinne, do Djurgarden, que fizeram três importantes defesas cada um.

Na segunda parte, as oportunidades continuaram a surgir, mas a precisão falhou - 20 remates no total superaram de longe o total da primeira parte, mas apenas três foram para golo e todos foram defendidos por Nordfeldt.

Com o ponto conquistado, o AIK ultrapassa o Malmo e fica em quarto lugar, enquanto o Fogão de Ferro permanece em sétimo, mas com quatro jogos de invencibilidade.

O outro jogo da segunda-feira foi um clássico de Gotemburgo no Gamla Ullevi, com o GAIS a receber o seu anfitrião, o IFK Gotemburgo.

O IFK inaugurou o marcador aos 12 minutos, depois de um cruzamento da ala esquerda que não foi bem recebido, permitindo que Saidou Alioum tocasse para Kolbeinn Thordarsson, que rematou.

Uma falta cometida pelo guarda-redes Elis Bishesari deu ao GAIS a oportunidade perfeita para empatar oito minutos depois, mas Ibrahim Diabate atirou o penalti por cima da barra.

Com o 1-0, o Gotemburgo não só conquistou o direito de se vangloriar localmente e ficou a um ponto do GAIS, como também acabou com a invencibilidade de 11 jogos dos sardos.

No domingo, o Degerfors não conseguiu marcar mais um golo, mas pelo menos se manteve firme e empatou (0-0) com o Hacken, que está em 10.º lugar e há quatro jogos não vence.

O Degerfors não conseguiu sair da lanterna, já que o Oster também conquistou um ponto no empate 1-1 com o Brommapojkarna. Um penálti cometido por Alibek Aliev colocou os anfitriões em vantagem, mas Adam Jakobsen empatou a partida poucos segundos depois do início do segundo tempo, mantendo o BP em nono lugar no campeonato.