Poucos são os adeptos que reconheceram o nome de Stuart Baxter. Com 71 anos, o escocês vai assumir o comando do Boavista e carimbar uma nova passagem por Portugal, depois de ter sido adjunto de Malcom Alison em 1987, no Vitória FC.
Um verdadeiro globetrotter, com passagens por Japão, África do Sul, Turquia, Suécia, Finlândia, Noruega ou Inglaterra, Baxter tem três campeonatos nacionais conquistados, dois pelo Kaizer Chiefs e uma na Europa, ao serviço do AIK, em 1998.
O conjunto de Solna já celebrou o título em 12 ocasiões. É o quarto mais titulado do país, atrás de Malmö, Norrköping e Gotemburgo, mas o de 1998 guardará na memória como mais… inusitado.
É que o AIK conseguiu ser campeão com o pior ataque da Allsvenskan nesse ano (somou 46 pontos). Em 26 jogos, marcaram 25 golos, menos um que o Östers IF, último classificado. Para se ter noção, Nebojsa Novakovic foi o melhor marcador da equipa com… cinco golos. O grande mérito esteve na solidez defensiva, com 15 golos sofridos, menos 13 que o Helsingborgs, o vice-campeão que ficou a dois pontos (44).
De resto, o AIK não era uma equipa fácil de bater (apenas duas derrotas), mas também sentia dificuldades em ganhar (11 vitórias), acabando por ser o rei dos empates (13). E assim, ponto a ponto, foi celebrando a conquista.