O Malmo FF dispensou o seu treinador principal, Henrik Rydstrom, esta sexta-feira, com efeito imediato.
A decisão foi tomada dois dias depois de o Malmo iniciar a sua campanha na Liga Europa com uma derrota decepcionante por 1-2, em casa, frente aos campeões búlgaros Ludogorets Razgrad.
Esse foi o ponto de rutura para a direção do Malmo, que tem visto o desafio pelo título dos campeões da Allsvenskan perder força nas últimas semanas. O treinador adjunto Theodor Olsson também foi dispensado.
O futebol europeu na próxima temporada está igualmente em sério risco – uma sequência de quatro jogos sem vencer na liga e apenas uma vitória nos últimos seis fez o Malmo cair para o sexto lugar na classificação, quatro pontos atrás do AIK, que ocupa a terceira posição, com ainda seis jornadas por disputar.
A derrota para o Hacken na final da Svenska Cupen significa que o clube mais vitorioso da história da Suécia terminará esta época sem troféus.
O objetivo dos Himmelsblatt era fazer uma campanha melhor na Liga Europa do que o 31.º lugar da temporada passada, mas uma derrota em casa foi suficiente para convencer a direção do Malmo de que Rydstrom não era o homem certo para alcançar esse feito.
O presidente do Malmo, Anders Palsson, explicou a decisão no site oficial do clube.
"Durante muito tempo, pudemos observar uma falta de desempenho desportivo e de resultados, em que ao longo do percurso apoiámos e reforçámos a equipa sem conseguir uma melhoria. Esta é também a razão pela qual decidimos seguir caminhos diferentes com Henrik", afirmou.
Campeão de liga e taça, nos tempos de jogador pelo Kalmar, clube pelo qual disputou mais de 800 partidas, Rydstrom iniciou a carreira de treinador nas camadas jovens do mesmo clube antes de ascender a treinador adjunto principal, em 2018.
Depois passou duas temporadas como treinador principal do Sirius, antes de assumir o comando do Malmo para a temporada de 2023. Aos 49 anos, levou o Malmo ao título da liga na sua primeira época, antes de conquistar a dobradinha de liga e taça no ano passado.
"Agradecemos ao Henrik pelo tempo dedicado ao Malmo FF. Vencer dois títulos de campeão sueco e uma taça da Suécia, incluindo uma dobradinha, garante que a sua carreira como treinador terá sempre um lugar de destaque nos livros de história azul-celeste", acrescentou Palsson.