Mais

Pequeno Mjallby à beira de protagonizar a maior surpresa da história do futebol

Jogadores do Mjallby celebram a vitória sobre o Elfsborg
Jogadores do Mjallby celebram a vitória sobre o ElfsborgJOHAN NILSSON / TT NEWS AGENCY / AFP

O nervosismo dos adeptos do Hammarby e do AIK antes do dérbi de Estocolmo deste domingo será insignificante comparado ao dos modestos Mjallby AIF, que se tornarão campeões suecos se o Hammarby não conseguir vencer o seu rival citadino.

Se o pequeno clube de uma aldeia piscatória na península de Listerlandet conseguir este feito, será a maior surpresa da história do futebol, segundo Torbjorn Andersson, académico especializado em futebol na Universidade de Malmo.

"(Seria) algo absolutamente único na história do futebol, e o facto de estar a acontecer agora torna tudo ainda mais improvável", afirmou à emissora Radiosporten, antes daquele que pode ser o fim de semana decisivo na luta pelo título da Allsvenskan.

Uma combinação de excelente prospeção e uma abordagem científica permitiu ao Mjallby liderar o campeonato de 16 equipas com 63 pontos após 26 jogos, 11 pontos à frente do Hammarby, segundo classificado, cujos recursos são muito superiores aos do seu pequeno rival do sul.

Apesar de o clube reunir apoio de todo o condado de Solvesborg, a vila de Mjallby tem pouco mais de 1.200 habitantes, e o académico Andersson sublinhou que, em teoria, um clube desta dimensão não deveria ter qualquer hipótese de conquistar o título.

"Há tanto dinheiro envolvido (no futebol), que deveria ser totalmente impossível", disse, enquanto o Mjallby procura destronar o Malmo, campeão em 27 ocasiões, e conquistar o título.

A forma do Mjallby
A forma do MjallbyFlashscore

"Se olharmos para os relatórios anuais publicados pela federação sueca de futebol... penso que o Malmo, no ano passado, em 2024, teve receitas oito vezes superiores, e os clubes de Estocolmo têm quatro ou cinco vezes mais volume de negócios do que o Mjallby".

Qualquer resultado que não seja a vitória para os Bajen, como é conhecido o Hammarby, em casa frente ao AIK, quarto classificado, no domingo, significará que o Mjallby será coroado campeão sem sequer entrar em campo.

Os adeptos do AIK não desejam nada mais do que ser a equipa que acaba com as aspirações ao título do Hammarby.

Se tal acontecer, a deslocação do Mjallby a IFK Gotemburgo na segunda-feira transformar-se-á numa autêntica parada de celebração ao longo de 300 km. O grupo de adeptos Sillastrybarna já reservou seis autocarros para a viagem, com pelo menos 1.500 bilhetes vendidos aos adeptos visitantes.

Mesmo que o Hammarby vença o dérbi, o Mjallby pode garantir o título com uma vitória na segunda-feira, mantendo assim a vantagem de 11 pontos com apenas três jornadas por disputar.

"Em circunstâncias normais, esta viagem exigiria apenas um autocarro, mas esgotámos praticamente cinco autocarros num só dia", revelou Kristofer Rasmusson, representante do grupo de adeptos, à emissora SVT, à medida que a tensão aumenta antes de um fim de semana decisivo.