Os Cleveland Browns confirmaram a notícia na segunda-feira, um dia depois de terem derrotado os Cincinnati Bengals por 20-18 no jogo da Semana 18, disputado no domingo.
“Temos uma enorme gratidão pela liderança de Kevin nos Cleveland Browns ao longo das últimas seis épocas”, afirmaram os proprietários da equipa, Dee e Jimmy Haslem, em comunicado.
“É um bom treinador de futebol americano e uma pessoa ainda melhor. Agradecemos todo o seu trabalho árduo e dedicação à nossa organização, mas os nossos resultados nas últimas duas épocas não foram satisfatórios e acreditamos que é necessária uma mudança no cargo de treinador principal".
Os Haslem confirmaram que o director-geral Andrew Barry continuará em funções e irá liderar o processo de procura de um novo treinador principal.
Treinador do Ano por duas vezes
Stefanski, de 43 anos, foi contratado em 2020 como sucessor de Freddie Kitchens e conduziu os Browns à sua primeira presença nos play-offs da AFC desde 2002 e à primeira vitória na pós-temporada desde 1994, depois de uma época com registo de 11-5, a melhor desde o regresso da equipa a Cleveland, em 1999.
Após a sua época de estreia, Stefanski foi distinguido com o prémio AP NFL Coach of the Year.
Nas duas épocas seguintes à sua estreia, os Browns não conseguiram terminar com um registo positivo, numa fase marcada pela saída do quarterback Baker Mayfield e pela chegada do ex-jogador dos Houston Texans, Deshaun Watson.
Os Browns e Stefanski regressaram aos play-offs em 2023, depois de terminarem em segundo lugar na AFC North com um registo de 11-6, mas foram eliminados pelos Houston Texans na ronda de Wild Card. Stefanski conquistou então o seu segundo prémio AP NFL Coach of the Year, tornando-se o 13.º treinador principal da história da liga a vencer o galardão mais do que uma vez.
Stefanski assinou uma extensão contratual em Junho de 2024, mas registou um balanço de 8 vitórias e 26 derrotas nas duas épocas seguintes. Na sua última temporada à frente da equipa, os Browns terminaram com um registo de 5-12.
Segunda mudança de treinador
Os Browns tornaram-se a primeira equipa da NFL a despedir o seu treinador principal na chamada “Black Monday”, a segunda-feira que se segue ao final da época regular da NFL.
No domingo, os Atlanta Falcons despediram o treinador principal Raheem Morris e o director-geral Terry Fontenot, após uma época com registo de 8-9.
Kevin Stefanski deverá agora ser um dos principais candidatos no próximo ciclo de contratações.
