Os Ravens e Harbaugh, de 63 anos, decidiram separar-se depois de vários dias de conversações sobre o seu papel. Antes de ser despedido, John Harbaugh era o segundo treinador principal há mais tempo em funções na NFL, apenas atrás de Mike Tomlin, dos Steelers, por uma época.
A notícia da saída de Harbaugh surgiu pouco depois de ter sido divulgado que o coordenador ofensivo dos Baltimore Ravens, Todd Monken, recebeu um pedido para ser entrevistado para o cargo de treinador principal dos Cleveland Browns.
Após uma época de 13-4 e uma eliminação na ronda divisional frente aos Bills em 2024, Harbaugh e os Ravens terminaram 2025 com um registo de 8-9. Ficaram fora dos play-offs na última jornada, ao perderem 26-24 frente aos Pittsburgh Steelers num jogo decisivo, depois do kicker rookie Tyler Loop ter falhado um field goal de 44 jardas no último lance.
Vitória no Super Bowl e ausências nos play-offs
John Harbaugh chegou aos Baltimore Ravens em 2008, depois de ter sido coordenador das equipas especiais e treinador dos defesas dos Philadelphia Eagles entre 1997 e 2007.
Durante 17 épocas à frente dos Ravens, Harbaugh conduziu a equipa a um registo de 180-113 na fase regular e 13-11 nos play-offs, incluindo um recorde da NFL de oito vitórias fora de casa nos play-offs. Na época de 2012, os Ravens venceram os San Francisco 49ers por 34-31 e conquistaram o Super Bowl XLVII.
Depois dos Ravens terem escolhido o quarterback de Louisville Lamar Jackson com a última escolha da 1.ª ronda do Draft da NFL de 2018, a equipa apurou-se para os play-offs em sete das oito épocas seguintes.

John Harbaugh foi eleito Treinador do Ano da NFL pela AP após a época de 2019, em que os Ravens terminaram com 14-2 e lideraram a AFC. Com o MVP da NFL Lamar Jackson na equipa, os Ravens foram eliminados dos play-offs pelos Tennessee Titans na ronda divisional.
Os Ravens perderam o único jogo do Campeonato da AFC que disputaram desde a vitória no Super Bowl XLVII, ao serem derrotados por 17-10 pelos Kansas City Chiefs na época de 2023.
Os Ravens tornaram-se a 5.ª equipa da NFL a perder o seu treinador principal após o final da época de 2025, juntando-se aos Atlanta Falcons, Cleveland Browns, Las Vegas Raiders e Arizona Cardinals.
Harbaugh deverá agora ser um dos principais candidatos no próximo ciclo de contratações de treinadores principais.
