NFL: Pete Carroll despedido do cargo de treinador principal dos Las Vegas Raiders

Pete Carroll foi afastado do cargo de treinador principal dos Las Vegas Raiders
Pete Carroll foi afastado do cargo de treinador principal dos Las Vegas RaidersChris Unger / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Pete Carroll foi dispensado do cargo de treinador principal dos Las Vegas Raiders após apenas uma época ao comando, confirmou a equipa esta segunda-feira.

Os Las Vegas Raiders nomearam o antigo treinador principal dos Seahawks, Pete Carroll, para o cargo em 2024, após a demissão de Antonio Pearce.

Depois de vencerem os New England Patriots na Semana 1 da temporada de 2025 da NFL, Carroll e os Raiders perderiam 14 dos 15 jogos seguintes. A equipa de prata e preto derrotou os Kansas City Chiefs no confronto da Semana 18, no domingo, naquele que viria a ser o último acto de Carroll como treinador principal dos Raiders.

“Os Las Vegas Raiders decidiram dispensar Pete Carroll das suas funções como treinador principal. Agradecemos-lhe e desejamos a ele e à sua família tudo de bom”, afirmou o proprietário da equipa, Mark Davis, num comunicado publicado no site oficial do clube.

Davis confirmou ainda que o director-geral John Spytek continuará no clube para liderar o processo de escolha de um novo treinador principal, em conjunto com Tom Brady, que irá co-liderar a equipa ao lado de Spytek.

“Em conjunto, irão orientar as decisões relacionadas com o futebol, com um foco comum na liderança, na cultura e no alinhamento com a visão e os objetivos de longo prazo da organização".

Quarto treinador principal em cinco anos

Desde a saída de Jon Gruden, em 2021, nenhum treinador principal dos Raiders conseguiu completar mais do que uma temporada inteira. Josh McDaniels foi despedido durante a época de 2023, e o seu sucessor, Antonio Pearce, foi afastado após a sua primeira temporada completa, em 2025.

Esta é a primeira vez que Pete Carroll é despedido por uma organização da NFL desde 1994, quando foi dispensado pelos New York Jets.

Carroll assinou um contrato de três anos em Janeiro de 2025, com opção de prolongamento por mais uma época. Os Raiders adicionaram Ashton Jeanty ao plantel no Draft da NFL de 2025, mas perderam o pilar defensivo Christian Wilkins após um desacordo prolongado sobre o tratamento de uma lesão.

Durante a única temporada de Carroll ao comando dos Raiders, a equipa terminou no fundo da liga em jardas de corrida por jogo, com uma média de apenas 77,5 jardas, enquanto o quarterback Geno Smith liderou a NFL em intercepções lançadas, com 17.

Pete Carroll é o segundo treinador principal da NFL a ser despedido na chamada Black Monday, o primeiro dia após o fim da época regular. Mais cedo, Kevin Stefanski foi afastado do cargo de treinador principal dos Cleveland Browns, após seis temporadas no comando da equipa.

No domingo, os Atlanta Falcons despediram o treinador principal Raheem Morris e o diretor-geral Terry Fontenot, depois de uma temporada com um registo de 8-9.