Atlético Nacional cai frente ao Inter de Messi num amigável na Colômbia (1-2)

Messi em Medellín
Messi em MedellínReuters

Lionel Messi esteve perto de marcar o primeiro golo do ano no sábado, num encontro particular disputado na Colômbia frente ao anfitrião Atlético Nacional, segunda paragem de uma digressão pela América Latina com o Inter Miami, a menos de cinco meses da estreia da Argentina no Mundial da América do Norte 2026.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O capitão da seleção campeã do mundo fez vibrar milhares de adeptos no jogo em que a sua equipa venceu frente ao Verdolaga – bicampeão da Taça Libertadores – no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (noroeste).

La Pulga, de 38 anos, foi decisivo no lance do empate, com um remate de fora da área que bateu no poste e foi aproveitado na recarga pelo avançado uruguaio Luis Suárez. Elkin Rivero marcou um autogolo que deu a vitória ao Inter Miami já perto do final, num jogo em que os adeptos também compareceram com camisolas da Albiceleste e do Barcelona.

Atlético Nacional inaugurou o marcador por intermédio da sua jovem promessa Juan Manuel Rengifo.

Messi, que foi substituído aos 75', soma minutos neste arranque de ano com vista ao seu primeiro jogo no Mundial-2026, a 16 de junho frente à Argélia em Kansas City, Estados Unidos. Depois, a Argentina defrontará a Jordânia e a Áustria, que completam o Grupo J.

Antes do início do jogo, Messi conviveu com crianças e trocou passes com o mítico ex-guarda-redes colombiano René Higuita. A estrela argentina lançou-lhe a bola a meia altura para que o ex-guarda-redes pudesse fazer a sua famosa defesa do escorpião, mas o Loco Higuita não se atirou.

Apesar de se tratar de um amigável, Messi mostrou-se desconfortável por não conseguir marcar golo no lance em que atirou ao poste.

Antes de iniciar a 21 de fevereiro a defesa do título da MLS, o Inter Miami está a realizar uma digressão por Peru, Colômbia, Equador e Porto Rico.

"A ideia é ir melhorando semana após semana, ir competindo", afirmou ao canal Win Sports o seu treinador, o argentino Javier Mascherano.

A paragem na segunda cidade mais populosa da Colômbia, a quase 1.500 metros de altitude, será a única nos Andes.

No fim de semana passado, Las Garzas perderam 0-3 frente ao Alianza Lima na capital peruana, com Messi, Suárez e também o campeão mundial argentino Rodrigo de Paul em campo. No próximo sábado vão defrontar o Barcelona de Guayaquil no porto equatoriano.

Por fim, encerram a digressão em Porto Rico, onde vão medir forças com o equatoriano Independiente del Valle.

Messi disputou em setembro os seus últimos jogos pela qualificação sul-americana, pelo que esta digressão será provavelmente a última vez que jogue como profissional nestes países.