Siga o Atlético de Madrid - Inter de Milão no Flashscore
Inicialmente, o Barcelona aceitou o convite, em vez do Atlético de Madrid. Segundo fontes do clube catalão, cujo desejo de manter o anonimato foi respeitado pelo site The Athletic, foram oferecidos ao clube cinco milhões de euros para jogar um amigável na Líbia.
Os Blaugranas acabaram por desistir do negócio e devolver o dinheiro, mas o Fundo Líbio para o Desenvolvimento e Reconstrução (FDRL) encontrou outros participantes. Este fundo é dirigido pelo seu diretor-geral, Belgas Haftar, filho de Khalifa Haftar, o chefe militar que governa a parte oriental deste Estado norte-africano.
A Líbia viveu um período de guerra civil desde o derrube do governo de Muammar Kadhafi e enfrentou uma grave crise humanitária nos últimos anos. O país está dividido por forças políticas entre a parte oriental, rica em petróleo, e o governo reconhecido pelas Nações Unidas, na parte ocidental.
O duelo do Atlético com o Inter será disputado na parte oriental, no Estádio Internacional de Benghazi. O fundo FDRL está a investir em grandes projetos no país, um dos quais é o estádio em questão. A construção esteve suspensa durante vários anos durante os conflitos na Líbia, mas foi concluída no início deste ano pela Limak. Esta empresa turca também é atualmente responsável pela remodelação do Camp Nou, em Barcelona.
Atlético recebe menos do que o Barcelona
Será que é seguro? No ano passado, antigas estrelas como Dimitar Berbatov, John Terry, Michael Owen, William Gallas e outros jogaram aqui amigáveis sem qualquer problema. Foi este jogo que um porta-voz dos Colchoneros mencionou quando questionado pelo The Athletic sobre a segurança desta viagem. O clube planeia passar o mínimo de tempo no país - apenas o aeroporto, o hotel e o estádio.
Embora o Barcelona tenha recebido uma oferta de cinco milhões de euros, segundo especulações do jornal espanhol Marca, o clube madrileno receberá "apenas" 3,5 milhões de euros. Para o Inter, finalista vencido da Liga dos Campeões, o montante é desconhecido.
O francês Antoine Griezmann já se retirou da seleção nacional e, por isso, ficou no clube e deverá participar neste amigável. O experiente médio Koke e o inglês Connor Gallagher também estão disponíveis. Os Nerrazzurri têm 12 jogadores da equipa A disponíveis, incluindo Mkhitaryan, Sommer, Matteo Darmian, Yann Bisseck e outros.
A última vez que estas equipas se defrontaram, nos oitavos de final da Liga dos Campeões, em 2024, o Atlético passou. Também se vão defrontar na competição milionária em novembro, pelo que agora os dois clubes podem tentar conhecer melhor os seus futuros rivais.