Com Javier Chicharito Hernández cada vez mais distante na memória e Raúl Jiménez na fase final da carreira, La Hormiga González, de 22 anos, está destinado a herdar o papel de goleador da seleção mexicana.
"Ir à seleção nacional é sempre um privilégio e espero que o Armando aproveite muito bem esta oportunidade. Tem imensas qualidades para construir um futuro brilhante como internacional mexicano", afirmou à AFP Juan Francisco Palencia, antigo avançado histórico do Tri.
De aprendiz a protagonista
O jovem ponta-de-lança estreou-se na primeira divisão pelo Guadalajara aos 20 anos, a 13 de janeiro de 2024.
"É importante lembrar que não era titular no início, mas surgiu-lhe a oportunidade e soube aproveitar", destacou Palencia.
Com os regressos de Chicharito e Pulido ao Chivas, González começou 2025 como aprendiz dos dois avançados que já tinham sido os melhores marcadores da equipa.
La Hormiga jogou apenas 137 minutos no torneio Clausura, mas neste Apertura conquistou a titularidade, com o apoio do treinador argentino Gabriel Milito.
Explodiu como goleador e a sua eficácia foi fundamental para que os Chivas recuperassem de um início de torneio desastroso e conseguissem apurar-se para os quartos de final.

"Todos os clubes que querem ser protagonistas precisam de um goleador, e nós temos um", celebrou Milito sobre La Hormiga, apelido que recebeu por, em criança, ter medo de formigas.
No Apertura 2025, González somou 1.127 minutos em campo e tornou-se o sétimo pichichi reconhecido na história do Chivas.
"Não é habitual um jogador mexicano ser o melhor marcador. É um orgulho", sublinhou o jovem, que partilhou o título com o português Paulinho (Toluca) e o brasileiro João Pedro (Atlético San Luis).
Armando agradeceu a Chicharito, de 37 anos, jogador que considera um mentor: "Não há palavras para agradecer tudo o que o Javier fez por mim. Ajuda-me a manter a calma, porque às vezes fico muito ansioso, mas quando olho para o banco ele diz-me que estou a fazer as coisas bem e transmite-me tranquilidade".
"Todo o mérito é dele", disse Hernández em resposta ao agradecimento. "Ele ouve-me e eu faço-o apenas com a intenção de que seja a melhor versão de si próprio", acrescentou o antigo jogador do Real Madrid.
Na mira dos consagrados
À medida que o torneio Apertura avançava e La Hormiga se afirmava como goleador, crescia a pressão para que Javier Aguirre o chamasse à seleção mexicana.
A convocatória chegou para estes jogos frente ao Uruguai no sábado e Paraguai na terça-feira seguinte. E, paralelamente à afirmação de González como goleador, lesionaram-se três avançados habituais do Tri: Santiago Giménez (AC Milan), Julián Quiñones (Al-Qadsiah) e Alexis Vega (Toluca).
Perante estas ausências, Aguirre poderá aproveitar o avançado do Guadalajara.
"Tem excelente jogo aéreo, finaliza bem com ambos os pés, posiciona-se bem na área e tem faro de golo", analisou Palencia.
"Compete muito bem contra os defesas e tem muitas oportunidades, seja a procurá-las sozinho ou criadas pela equipa", acrescentou o mundialista em França-1998 e Coreia do Sul e Japão-2002.
Outros avançados lendários do Tri veem com bons olhos esta convocatória de González. "É um jogador que se supera perante a adversidade, não se deixa bloquear quando as coisas não correm bem e tem uma mentalidade muito forte", afirmou Carlos Hermosillo, que participou nos mundiais do México-1986 e Estados Unidos-1994.
"Não estou a dizer que deve ir ao Mundial", acrescentou. "É preciso ver se mantém a regularidade no próximo torneio", disse.
Luis García, mundialista nos Estados Unidos-1994 e França-1998, destacou que ser o avançado titular do Guadalajara "não é tarefa fácil nem insignificante", mas alertou para a necessidade de não apressar o processo de González nem sobrecarregá-lo de expectativas.
"Vamos com calma, é preciso deixá-lo crescer", disse García nas suas redes sociais.
Para já, Armando González prepara-se para se estrear pelo Tri nesta janela FIFA.
"Se surgir a oportunidade, darei o mil por cento para representar a seleção", prometeu La Hormiga mais famosa do México.
--------------------------------------------
Siga as exibições do jogador no Flashscore. Saiba como aqui.
