Mais

Luís Suárez (Sporting) e Richard Ríos (Benfica) na goleada da Colômbia ao México (0-4)

James Rodríguez brilhou pela Colômbia
James Rodríguez brilhou pela Colômbia Omar Vega / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Comandada pela estrela James Rodríguez, a Colômbia goleou o México por 4-0 este sábado, num jogo de preparação para o Mundial-2026, disputado no Estádio AT&T, em Arlington, Estados Unidos. Luis Suárez (Sporting) foi titular, enquanto Richard Ríos (Benfica) saiu do banco na seleção cafetera.

México 0-4 Colômbia

As escolhas dos treinadores
As escolhas dos treinadoresFlashscore

O 10 assistiu Jhon Lucumí (16') e Luis Díaz (53'), enquanto Jefferson Lerma (64') e Johan Carbonero (87') consumaram a pior goleada sofrida no atual processo do selecionador do Tri, Javier Aguirre.

Ambos os conjuntos têm presença garantida no Mundial da América do Norte: os cafeteros ao terminarem em terceiro lugar na qualificação sul-americana e os mexicanos como anfitriões, uma tarefa que partilham com os Estados Unidos e o Canadá.

"O resultado foi um pouco exagerado em relação ao que foi o jogo. Não existe essa diferença", considerou Néstor Lorenzo, selecionador da Colômbia: "O plano resultou porque tivemos categoria na finalização. Esta seleção mexicana, campeã da Gold Cup, é uma das melhores dos últimos tempos, senão a melhor, com um grande treinador, por vezes levam-te a jogar em zonas em que não te sentes confortável".

Os colombianos, que dominaram desde o início, construíram o 1-0 num livre do lado direito. De pé esquerdo, Rodríguez enviou uma bola venenosa para a pequena área, onde apareceu Lucumí para rematar à queima-roupa perante a indecisão do guarda-redes Ángel Malagón.

Espicaçados pela fúria de Aguirre, os mexicanos reclamaram a posse de bola e equilibraram as ações sem que os cafeteros conseguissem articular jogadas ofensivas.

"O resultado de hoje é esmagador e não há forma de o justificar", admitiu Aguirre: "Os quatro golos, pela forma como treinámos, são evitáveis, mas falta-nos saber competir melhor".

No início da segunda parte, James deu mais uma demonstração do seu engenho e precisão com um passe vertical a partir do centro do meio-campo para Díaz, figura do Bayern de Munique, fazer o 2-0 com um toque subtil. A jogada do 3-0 surgiu noutro livre pelo lado esquerdo. O capitão colombiano cruzou, a defesa mexicana afastou, mas Lerma esteve atento ao ressalto para ampliar a vantagem com um remate fulminante.

Perto do final, Carbonero foi lançado na frente com um passe em profundidade de Juan Fernando Quintero e sentenciou a partida com um toque que passou entre as pernas do guarda-redes mexicano.

O golo de honra foi negado ao México aos 90 minutos, quando Germán Berterame, avançado argentino-mexicano do Monterrey, atirou ao poste.

Na terça-feira, o México receberá o Equador no Estádio Akron, em Zapopan, Jalisco. A Colômbia, por sua vez, defrontará o Canadá em Harrison, perto de Nova Iorque, no mesmo dia.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore