Siga o Angola - Argentina com o Flashscore
Numa janela internacional bastante atípica, a Argentina, atual campeã mundial e vencedora das duas últimas edições da Copa América, vai disputar apenas um encontro. A 'Albiceleste' não conseguiu encontrar um segundo adversário para esta data internacional e apenas irá enfrentar Angola.
O duelo, que terá lugar em Luanda, está a gerar grande expectativa, pois contará com Messi. A presença do oito vezes vencedor da Bola de Ouro foi praticamente uma exigência contratual para que o jogo, pelo qual a AFA, segundo vários meios, irá receber uma quantia significativa, se realize.
Com a celebração dos 50 anos de independência de Angola como pano de fundo, o jogador do Inter Miami prepara-se para um confronto em que espera manter o seu excelente registo frente a equipas africanas. De facto, ao longo da sua carreira, Leo Messi só conhece vitórias quando defronta seleções deste continente.
Pleno de vitórias e participação em mais de um golo por jogo
Até ao momento, em todas as categorias, Leo Messi disputou dez jogos com a camisola da Argentina contra adversários africanos. O balanço do 10 não podia ser melhor, pois conseguiu um pleno de triunfos ao longo dos anos.
Desde o primeiro jogo em 2005 (frente ao Egito Sub-20) até ao último em 2018 (Nigéria), o jogador de Rosário não teve misericórdia, alcançando também excelentes marcas individuais no ataque, tanto na Sub-20, como na Olímpica e na principal seleção.
No total, Messi marcou nove golos nesses duelos (0,9 por jogo), somando ainda três assistências (0,3 de média). Assim, o astro participou diretamente em 12 golos da Albiceleste. Ou seja, Leo esteve envolvido em média em 1,2 golos por jogo frente a seleções africanas.
A final do Mundial Sub-20, a dos Jogos Olímpicos, os golos nos Mundiais...
Para além dos números gerais, as seleções africanas estão intimamente ligadas à carreira de Messi com a camisola do seu país. Muitos dos momentos mais marcantes de Leo com a Albiceleste aconteceram frente a equipas deste continente.
Na verdade, os primeiros grandes sucessos com a Argentina surgiram após superar equipas africanas. No Mundial Sub-20 de 2005, que venceu sendo o melhor jogador, Messi defrontou o Egito nas meias-finais e a Nigéria na grande final, marcando três golos nesses dois jogos. Pouco depois, em 2008, África voltou a estar ligada ao segundo grande momento do 10 com a Seleção, ao derrotar a Nigéria por 0-1 na final dos Jogos Olímpicos de 2008 (com assistência do rosarino).
Na principal seleção, Messi também protagonizou momentos icónicos frente a equipas africanas, especialmente contra a Nigéria, adversário que encontrou várias vezes. O seu famoso bis no Mundial 2014 ou o golo naquela difícil Copa do Mundo da Rússia 2018 fazem parte da história do craque com a Argentina.
