Mundial-2026: EUA humilham Uruguai de Maxi Araújo em duelo amigável (5-1)

Estados Unidos goleiam o Uruguai
Estados Unidos goleiam o UruguaiMIGUEL J. RODRIGUEZ CARRILLO / AFP

Na sua melhor exibição desde a chegada de Mauricio Pochettino, os Estados Unidos esmagaram esta madrugada o Uruguai por 5-1 num amigável disputado em Tampa (Flórida), encerrando assim o ano para ambas as seleções antes do Mundial-2026.

Recorde as incidências da partida

Os anfitriões marcaram através de Sebastian Berhalter pouco depois do quarto de hora, Alex Freeman (20' e 31'), Diego Luna (42') e Tanner Tessmann (68').

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Giorgian de Arrascaeta, com um espetacular golo de bicicleta, salvou a honra da equipa orientada pelo também argentino Marcelo Bielsa, que jogou quase meia hora em inferioridade numérica devido à expulsão de Rodrigo Bentancur.

A surpreendente goleada imposta pelo Team USA, que não contou com Christian Pulisic nem com as suas principais figuras, pôs fim à marca invicta de seis jogos do Uruguai, que se mantinha desde junho.

Bielsa apostou em referências como Bentancur e Maxi Araújo, mas a Celeste aumentou as dúvidas que já vinha acumulando, agravadas pelo empate sem golos frente ao México no ensaio de sábado.

Sem Darwin Núñez e Federico Valverde, ambos lesionados, o ataque uruguaio mal incomodou a defesa norte-americana, composta por jogadores pouco utilizados, e o setor defensivo revelou uma fragilidade inesperada.

Os Estados Unidos, por sua vez, mostraram-se em excelente forma desde a chegada de Mauricio em setembro de 2024, oferecendo uma dose muito necessária de esperança aos seus adeptos, a apenas sete meses de receberem o Mundial juntamente com Canadá e México.

Sem reação da Celeste

Desde o apito inicial, a estratégia do técnico da casa superou a de Bielsa no primeiro confronto entre estes dois velhos rivais.

A pressão alta ordenada por Pochettino causou estragos rapidamente na frágil defesa uruguaia, que se deixou surpreender na jogada ensaiada que originou o primeiro golo de Berhalter.

O filho do antigo selecionador cobrou um livre curto na entrada da área para Sergiño Dest, que devolveu ao médio do Vancouver Whitecaps, permitindo-lhe rematar forte para o fundo das redes adversárias.

Apenas três minutos depois, o próprio Sebastian executou um canto para o segundo poste que a defesa celeste permitiu que Freeman cabeceasse para golo sem qualquer oposição.

O lateral do Orlando City infiltrou-se depois entre o referido defesa do Barça e outros dois jogadores para ampliar a vantagem.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Diego Luna fez o 4-0 com um remate rasteiro após mais uma combinação dos norte-americanos pelo flanco esquerdo.

O Uruguai só reagiu perto do intervalo, quando De Arrascaeta presenteou o público do Raymond James Stadium com um vistoso golo de bicicleta, depois de vários cortes falhados dos anfitriões.

Bielsa fez três alterações ao intervalo e ordenou aos seus jogadores que subissem as linhas. O próprio Giorgian obrigou o guarda-redes Freese a uma defesa difícil, mas a improvável reviravolta perdeu força ao minuto 65, com o cartão vermelho direto mostrado a Bentancur por uma entrada dura sobre o autor do 1-0.

Tessmann fechou a contagem apenas três minutos depois, com um cabeceamento em que se antecipou a Fiermarin.