Mundial-2026: Luis Suárez e Richard Ríos na vitória da Colômbia sobre a Austrália (3-0)

James marcou pela Colômbia
James marcou pela ColômbiaJORDAN BANK / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Com golos de James Rodríguez, Luis Díaz e Jefferson Lerma, a Colômbia venceu por 3-0 a Austrália esta madrugada num encontro amigável, o último antes de um 2026 em que irá disputar o Mundial da América do Norte.

Recorde as incidências da partida

Com os golos aos 76 e 88 minutos dos principais jogadores cafeteros, os únicos indiscutíveis no onze de Néstor Lorenzo, a seleção colombiana fechou frente aos Socceroos em Nova Iorque um ano marcado por altos e baixos.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Lerma fechou a goleada aos 90+2'.

Criticados durante longos períodos por não apresentarem um desempenho de destaque, os sul-americanos garantiram a qualificação para o Mundial após terem ficado de fora na edição de 2022, ao terminarem em terceiro lugar na fase de qualificação, atrás da Argentina e do Equador.

Agora, o argentino está a ultimar os detalhes do plantel que levará ao torneio organizado pelos Estados Unidos, Canadá e México.

"Acredito que hoje temos uma competição muito boa que vai tornar todos melhores", afirmou Lorenzo em conferência de imprensa após o jogo. "Vai ser difícil escolher porque todos estão num nível muito bom, é um belo desafio", acrescentou.

O encontro desta madrugada foi o nono consecutivo sem derrotas, incluindo o do fim de semana passado (vitória apertada por 2-1 frente à Nova Zelândia).

A Colômbia ficará a conhecer os seus adversários no sorteio do Mundial, que se realiza a 5 de dezembro e começa em junho.

Há um lugar em disputa

Lorenzo tem dado a entender, de forma subtil, que o grupo de convocados para o Mundial está praticamente fechado.

Com exceção de pequenas alterações, a maioria dos chamados para esta série de amigáveis estará na lista, reforçada por Juan Fernando Quintero, ausente destes jogos para se concentrar no seu clube, o River Plate.

O treinador continua a testar diferentes opções para ocupar a posição de extremo direito.

Desta vez apostou em Yáser Asprilla, do Girona, desde o início. O jovem de 22 anos associou-se frequentemente a James Rodríguez, mas a Austrália fechou-se e quebrou o ritmo dos colombianos com faltas.

Luis Díaz também não conseguiu ultrapassar o muro australiano na primeira parte, precisamente quando se prepara para disputar o primeiro Mundial da sua carreira, vivendo um excelente momento no Bayern de Munique.

Golos tardios

Néstor sai desta dupla jornada de amigáveis com uma preocupação em relação aos seus avançados. Frente à Nova Zelândia, o titular foi Jhon Córdoba, mas o ponta-de-lança teve uma atuação discreta.

Neste último duelo, o onze inicial contou com Luis Suárez, jogador do Sporting, mais rápido e dinâmico, mas o resultado foi o mesmo: zero golos.

Perto do final de um jogo morno, Juan Camilo Portilla avançou do meio-campo para a área. Após um remate seu, um defesa australiano tocou ligeiramente na bola com os dedos de uma mão. James converteu da marca de penálti com um remate cruzado de pé esquerdo.

Depois, o guarda-redes Paul Izzo falhou ao tentar antecipar-se a Rafael Borré e a bola sobrou para Luis Díaz, que finalizou sem oposição.

No fim, Lerma aproveitou uma confusão na área entre vários jogadores e marcou o terceiro após um canto.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore