Mais

Particular: Kiwior utilizado na vitória da Polónia sobre a Nova Zelândia (1-0)

EM DIRECTO: A Polónia defronta a Nova Zelândia. Lewandowski no banco, estreia de Ziolkowski
EM DIRECTO: A Polónia defronta a Nova Zelândia. Lewandowski no banco, estreia de ZiolkowskiFoto Olimpik / NurPhoto / NurPhoto via AFP

A Polónia derrotou a Nova Zelândia por 1-0, num encontro particular disputado esta quinta-feira em Chorzów. O único golo da partida foi apontado por Piotr Zielinski, aos 49 minutos. No próximo domingo, a equipa orientada por Jan Urban viaja até Kaunas, onde defrontará a Lituânia em jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo.

Recorde as incidências da partida

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

A formação polaca entrou melhor na partida e rapidamente assumiu a iniciativa, tentando impor o seu jogo através de trocas de bola curtas e rápidas. A primeira oportunidade surgiu, contudo, de forma algo fortuita: aos 10 minutos, Zielinski aproveitou um erro defensivo adversário, avançou com perigo, mas viu o seu remate potente embater na malha lateral.

Logo a seguir, os neozelandeses responderam com perigo. Callum McCowatt, assistido por Jan Ziolkowski, que se estreava pela seleção, obrigou Bartłomiej Drągowski a uma intervenção atenta.

Michal Skóraś, em bom momento de forma depois da sua transferência para o Gent, foi um dos elementos mais ativos da Polónia. O extremo causou dificuldades constantes à defesa adversária com a sua velocidade e mudanças de direção, ficando perto do golo aos 20 minutos, num remate que passou junto ao poste. Pouco depois, Sebastian Szymański também tentou a sua sorte de longe, mas o remate desviou num defesa e saiu pela linha de fundo.

Na segunda parte, a Nova Zelândia surpreendeu ao assumir a iniciativa e criar várias oportunidades, sobretudo em lances de bola parada. Por mais de uma vez, os neozelandeses estiveram perto de inaugurar o marcador, mas o guarda-redes Bartłomiej Drągowski, do Panathinaikos, manteve os polacos em jogo com defesas decisivas.

A Polónia respondeu em contra-ataque e Michal Skóraś voltou a estar em destaque, obrigando a defesa adversária a trabalho redobrado, embora o seu remate tenha sido travado por um defensor. Antes do intervalo, a Nova Zelândia voltou a ameaçar, com Matthew Garbett a tentar a sorte à entrada da área, mas o remate saiu desenquadrado.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Entradas decisivas e o golo de Zieliński

Na segunda metade, o selecionador Jan Urban procurou dar novo fôlego à equipa, promovendo várias alterações, entre elas a entrada do portista Kiwior.

Aos 49 minutos, foi precisamente Wszołek quem assistiu Piotr Zieliński dentro da área. O médio do Nápoles, após um excelente domínio e rotação, deixou um defesa para trás e, com um remate forte que ainda bateu na trave, inaugurou o marcador e garantiu a vitória da Polónia.

Após uma hora de jogo, Jan Ziolkowski lesionou-se na sequência de um lance disputado a meio-campo. O defesa da AS Roma ganhou o duelo pela posse de bola, mas acabou por ser atingido no maxilar pelo joelho de Matthew Garbett. Depois de assistido pela equipa médica, o jovem regressou ao relvado, enquanto o médio do Peterborough foi admoestado com cartão amarelo.

A Polónia procurou tirar proveito do momento e lançou-se em busca do segundo golo. Karol Świderski esteve perto de ampliar a vantagem, mas o seu remate passou por cima da baliza. Já Krzysztof Piątek tentou surpreender Alex Paulsen, guardião do Lechia Gdańsk, mas o remate saiu fraco e sem perigo.

Nos minutos finais, a Nova Zelândia voltou a crescer no jogo. O selecionador Darren Bazeley lançou o seu melhor avançado, Chris Wood, na tentativa de chegar ao empate. No entanto, a defesa polaca manteve-se firme e conseguiu afastar o perigo, segurando a vantagem mínima até ao apito final.

O encontro em Chorzów serviu de teste para a equipa de Jan Urban antes do próximo compromisso oficial de qualificação para o Campeonato do Mundo. No domingo, a Polónia desloca-se a Kaunas para defrontar a Lituânia, que perdeu com a Finlândia na quinta-feira. Os polacos partem como favoritos e uma vitória poderá aproximá-los dos Países Baixos, atuais líderes do grupo, que venceram Malta fora de casa.