Mais

Thomas Tuchel elogia Pickford após recorde de oito jogos sem sofrer golos

Pickford após o jogo com o País de Gales
Pickford após o jogo com o País de GalesAction Images via Reuters / Peter Cziborra

O selecionador de Inglaterra, Thomas Tuchel, elogiou a compostura e capacidade de adaptação de Jordan Pickford, depois de o guarda-redes ter estabelecido um novo recorde ao alcançar a oitava baliza inviolada consecutiva na vitória por 3-0 frente ao País de Gales, num amigável disputado em Wembley, na quinta-feira.

O guarda-redes de 31 anos superou o recorde que anteriormente partilhava com o lendário Gordon Banks, tornando-se o primeiro a conseguir oito jogos seguidos sem sofrer golos em partidas de 90 minutos pela seleção masculina de Inglaterra.

A seleção inglesa alcançou a oitava vitória consecutiva frente ao País de Gales, com golos de Morgan Rogers, Ollie Watkins e Bukayo Saka, resolvendo praticamente o encontro nos primeiros 20 minutos.

Tuchel, que assumiu o comando da seleção inglesa em janeiro, destacou a capacidade de Pickford para se manter atento, mesmo tendo passado longos períodos sem ser posto à prova.

"Não é fácil manter a concentração numa primeira parte tão dominadora. Praticamente não teve trabalho", afirmou Tuchel.

"E depois, de repente, penso que foi ao minuto 42, há uma situação que pode sempre ser perigosa. E na segunda parte, fez uma defesa muito difícil, fechando as pernas rapidamente. É um guarda-redes fantástico a defender remates. Não há dúvidas quanto a isso. Hoje teve um desafio porque pressionaram-nos alto. E queremos sair dessa pressão. Queremos ter a possibilidade de sair da pressão, também com passes curtos, e não apenas com pontapés longos dele. Portanto, esteve muito bem", acrescentou o selecionador inglês.

"Manteve a compostura. Esteve calmo. É exatamente isso que lhe pedimos. Manteve-se sereno, focado", disse.

O treinador alemão elogiou ainda a capacidade de Pickford para se adaptar às suas exigências táticas.

"É sempre um esforço coletivo, e penso que ele está satisfeito por partilhar isto pelo menos com os defesas à sua frente. Mas com a nossa abordagem defensiva, tentamos que ele tenha o mínimo de intervenções possível, mas está a corresponder muito bem", acrescentou Tuchel.