Mais

Análise: O que o Bayern Munique tem de fazer para vencer o Borussia Dortmund

Harry Kane, do Bayern Munique, e Serhou Guirassy, do Borussia Dortmund
Harry Kane, do Bayern Munique, e Serhou Guirassy, do Borussia DortmundFrank Hoermann/SVEN SIMON / SVEN SIMON / dpa Picture-Alliance via AFP / Profimedia

O Der Klassiker é o grande destaque do calendário da Bundesliga neste fim de semana, com o Borussia Dortmund a deslocar-se à Baviera na esperança de travar um Bayern Munique que soma um arranque perfeito na presente temporada da liga alemã.

Siga o Bayern Munique - Borussia Dortmund no Flashscore

Na verdade, é o melhor início de época do clube desde 1965. Em apenas seis jogos, todos eles vencidos, o Bayern de Munique marcou 25 golos e apenas concedeu três.

O maior teste do Bayern esta temporada

No entanto, o maior desafio da Bundesliga 2025/26 até ao momento chega do Borussia Dortmund, que ocupa a segunda posição, apenas quatro pontos atrás, com um registo de 12 golos marcados e quatro concedidos.

Também continuam invictos, graças a quatro vitórias e dois empates nas seis partidas disputadas, incluindo dois triunfos por 2-0 fora do Signal Iduna Park e quatro jogos sem sofrer golos.

O Borussia Dortmund também venceu as duas últimas deslocações frente aos campeões alemães em título, mas deve estar atento ao facto de o Bayern ter vencido os últimos oito jogos da Liga - a maior sequência de triunfos consecutivos dos bávaros desde 2020 - e os últimos cinco encontros em casa, sem conceder qualquer golo nesse período.

Além disso, nos últimos sete desses jogos, marcaram pelo menos três golos em cada um, estando ainda a protagonizar a mais longa série invicta em curso nas cinco principais ligas europeias (15 jogos e a contar).

Sábado à noite é favorável ao Bayern

Nos últimos 12 jogos televisionados ao sábado à noite, o Bayern não perdeu (8 vitórias, 4 empates) e, nos 14 duelos diretos mais recentes entre estes dois gigantes da Bundesliga, só perdeu uma vez (10 vitórias, 3 empates).

No entanto, não venceu nenhum dos três confrontos mais recentes frente ao Dortmund (2 empates, 1 derrota), pelo que tem algo a provar a si próprio.

Com Harry Kane a liderar destacado a tabela de melhores marcadores esta época, poucos apostariam contra a possibilidade de aumentar os seus já impressionantes 11 golos na Liga, sem esquecer as três assistências que já somou.

O colega de equipa Luis Díaz também tem estado em destaque, com cinco golos e quatro assistências em seis jogos da Liga.

Guirassy lidera o ataque do Dortmund

O Dortmund deposita esperanças em Serhou Guirassy para fazer a diferença e, embora já tenha quatro golos e assistências esta temporada, além de ser o jogador com mais remates (18) e mais remates enquadrados (14) na equipa, não marca ao Bayern de Munique desde a época 2022/23.

​Por isso, vai precisar do apoio dos colegas, sobretudo tendo em conta o domínio que o Bayern tem demonstrado nos seus jogos esta época.

Ao longo destas primeiras seis jornadas da Bundesliga, os bávaros lideram em número de remates totais entre todos os clubes do principal escalão alemão (117), têm mais remates enquadrados (58), a melhor taxa de conversão (28%), realizaram mais passes (3888) e apresentam uma eficácia de passe de 89%, imbatível na competição.

Últimos 15 minutos são cruciais para o Dortmund

​O Borussia Dortmund surge em terceiro na maioria destes indicadores, pelo que não está muito distante, mas é evidente que será preciso travar o ímpeto do Bayern para que o Dortmund tenha alguma hipótese de discutir o resultado.

Os visitantes da Allianz Arena marcaram a maioria dos seus golos nos 15 minutos que antecedem o intervalo, mas são mais vulneráveis nos 15 minutos finais das partidas desta temporada.

O Bayern também concedeu mais golos nesse período entre os 75 e os 90 minutos, embora seja importante referir que é igualmente quando marcou o maior número de golos (cinco, em partilha).

Assim, Nico Kovac terá de esperar que a sua equipa consiga manter-se na discussão do resultado até aos instantes finais, para depois tentar fechar os caminhos da baliza e manter jogadores como Kane e Diaz longe das zonas de perigo.

Golos garantidos

Já lá vão pelo menos 18 jogos desde que qualquer uma das equipas terminou um duelo sem golos e pelo menos 14 desde que alguma ficou em branco, pelo que é seguro prever que haverá golos neste encontro.

É pouco provável, no entanto, que os visitantes marquem de grande penalidade, já que o Bayern não concede um penálti há 38 jogos.

Se os anfitriões marcarem primeiro, é provável que o Borussia Dortmund tenha dificuldades em voltar à discussão do resultado, pois o Bayern tem sido implacável sempre que se adianta no marcador.

Os últimos resultados do clássico
Os últimos resultados do clássicoFlashscore

Por isso, surpreender o Bayern de Munique logo nos minutos iniciais tem de fazer parte do plano de jogo de Nico Kovac, caso queira sair deste duelo com, pelo menos, um ponto.

Importa ainda referir que, para ambos os treinadores, não há novas preocupações com lesões antes de mais um capítulo desta rivalidade tão rica em história.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore