Quando o contrato terminar, no verão de 2027, Salah terá 35 anos de idade e, por muito desagradável que seja a ideia, essa será provavelmente a altura certa para cortar os laços.
Salah é o modelo de consistência do Liverpool
Assim sendo, seria negligente da parte do Liverpool não estar já a procurar um substituto para Salah, embora quem quer que chegue ao clube para assumir o seu lugar pode ter dificuldades para acompanhar o nível, pelo menos numa primeira fase.
Isto porque, desde que assinou pelos Reds em 2017, o rendimento de Salah tem sido monstruoso. 246 golos e 110 assistências em 403 jogos disputados em todas as competições.
Para qualquer um, isso é consistência de nível de elite, e não é de admirar que o seu nome seja cantado com entusiasmo em Anfield antes e durante cada jogo em casa.
Como outras equipas já descobriram no passado, quando o seu talismã se vai embora, as coisas nunca mais são as mesmas. No entanto, o clube é sempre maior do que o indivíduo.
O Liverpool já teve de lidar com a saída de jogadores como Kevin Keegan, Ian Rush, Kenny Dalglish, John Barnes, Michael Owen, Luis Suárez e Steven Gerrard, mas mesmo assim continua a ter sucesso.
Arne Slot já está a pensar no futuro?
Arne Slot já deve estar a pensar em como será o plantel do Liverpool depois de Salah, e é por isso que há fortes rumores de que Michael Olise, do Bayern de Munique, pode ser o homem certo para preencher a lacuna.
Com apenas 23 anos, Olise ainda tem um longo caminho a percorrer no futebol, mas certamente não se intimidou com a sua transferência para o gigante da Bundesliga.
De facto, os seus 12 golos e 15 assistências na Bundesliga em 2024/25 são os melhores números da sua carreira até à data. Depois dos 10 golos e seis assistências pelo Crystal Palace na época de 2023/24 da Premier League, isto representa uma melhoria significativa.

Como extremo-direito invertido com o pé esquerdo, atua nos mesmos espaços que Salah atualmente ocupa nos Reds, e a experiência de Olise na primeira divisão em dois países já o terá colocado em boa posição para o que pode vir a seguir.
Outra melhoria significativa no jogo do francês diz respeito à sua capacidade de passe. Em nenhuma competição das duas últimas temporadas o seu rendimento foi inferior a 83,1% em todas as competições, e em alguns casos a taxa de finalização foi significativamente maior.
Embora Salah tenha ocasionalmente atingido esses níveis em termos de distribuição, uma precisão na casa dos 70 e poucos durante o mesmo período sugere uma área do seu jogo que está, teoricamente, em declínio.
Números de Olise são encorajadores
A precisão de remate de Olise também tem vindo a melhorar gradualmente à medida que continua a aperfeiçoar a sua arte. De 58,3% na época 23/24 da Premier League com o Palace, melhorou para 62,1% na época 24/25 da Bundesliga.
A conversão de remates diminuiu ligeiramente de 17,5% para 13,9%, embora se possa argumentar que, como extremo, os golos não são a sua função principal, mas sim um benefício adicional para uma equipa.

No mesmo período de tempo, a precisão de Salah abandonou-o um pouco, com 62,2% a descer para 58,6% na época passada. Uma pequena melhoria na conversão de remates - de 15,8% para 22,3% - é, no entanto, encorajadora.
Os 219 duelos individuais que Olise tentou em 23/24 foram apenas seis a menos do que Salah, que venceu apenas 76, enquanto o então jogador do Palace teve 109 sucessos.
Em 24/25, as 328 tentativas do francês foram 16 a mais que as do rei egípcio, e o primeiro foi novamente o mais bem-sucedido, vencendo 184 contra 127 de Salah.
O grande prémio não afasta os Reds
Como ainda faltam dois anos para o fim do contrato de cinco anos que Olise assinou com o Bayern de Munique, o clube quer lucrar bastante com os 60 milhões de euros que pagou pelo jogador.
Depois de ter contratado jogadores como Florian Wirtz e Alexander Isak por valores recordes, uma nova aquisição dispendiosa não deve desanimar os dirigentes do Bayern.
Criativo e ofensivo, Olise não tem medo de enfrentar um adversário direto quando lhe é dada a oportunidade. Desde o início da temporada passada, também criou mais ocasiões de golo (32) do que qualquer outro jogador das cinco principais ligas.
Por isso, uma transferência para o clube de Anfield representaria certamente mais uma excelente jogada de planeamento.
