Siga a Bundesliga no Flashscore
Seis vezes campeão alemão, o Hamburgo, conhecido como HSV na Alemanha, foi despromovido em 2018 e passou sete anos na Bundesliga 2 antes de ser promovido no final da temporada passada.
O trabalho árduo do Hamburgo na segunda divisão da Bundesliga foi agravado pelo facto de ter assistido à promoção do rival St. Pauli um ano antes.
Em termos de sucesso desportivo, o St. Pauli tem sido historicamente ofuscado pelo Hamburgo, um dos três únicos clubes alemães a vencer a Liga dos Campeões.
Mas, embora o sucesso não seja medido apenas em conquistas desportivas para o clube do famoso bairro de Reeperbahn, em Hamburgo, o Pauli mostrou que o seu lugar é na Bundesliga na última temporada.
Apesar de ter perdido o técnico Fabian Huerzeler para o Brighton, da Premier League, o St. Pauli manteve-se na primeira divisão com a segunda melhor defesa do campeonato.
O empate 3-3 em casa contra o Borussia Dortmund, na estreia da temporada, no sábado, mostrou que o St. Pauli tem qualidade e espírito para enfrentar novamente os grandes da Bundesliga.
O defesa Eric Smith, que marcou o golo do empate no domingo, disse ao site da Bundesliga na quarta-feira que o clássico foi "o jogo mais importante" da temporada.
"Para todos, para toda a cidade, sabemos que é o maior jogo que se pode ter", acrescentou o sueco.

Como a equipa com mais experiência recente na Bundesliga, Smith disse que a chave para o St. Pauli era "encontrar um equilíbrio entre toda a energia e manter a calma e fazer as coisas certas sob pressão".
As equipas enfrentaram-se na Bundesliga apenas 16 vezes, com oito vitórias do Hamburgo e apenas duas do St. Pauli.
O Hamburgo voltou à primeira divisão com um empate sem golos contra o Borussia Mönchengladbach no domingo e foi indiscutivelmente o melhor clube durante a boa parte do jogo.
Depois desse jogo, o guarda-redes do Hamburgo, Daniel Heuer Fernandes, disse à DAZN: "Todos os que jogaram no dérbi sabem que o inferno está à solta".
O treinador do Hamburgo, Merlin Polzin, um fã de longa data de um clube bem seguido que regularmente atrai multidões superiores a 55.000, disse que o dérbi mostrou que a cidade portuária era "a capital do futebol da Alemanha".
O treinador de 34 anos considera que o dérbi "divide a cidade louca por futebol", mas deixou claro que a conversa sobre o dérbi não deve obscurecer o seu principal objetivo - manter o Hamburgo na Bundesliga.
"Não queremos definir o HSV com base nas vitórias no dérbi desta época. Queremos estabelecer o HSV na Bundesliga", disse Polzin.
"Mas as vitórias no dérbi fazem parte disso e vamos dar o nosso melhor".
Fique de olho: Johan Bakayoko (RB Leipzig)
Cortejado por clubes da Premier League e da Arábia Saudita, o belga Johan Bakayoko transferiu-se para o RB Leipzig no verão, com um telefonema do técnico Jürgen Klopp.
Bakayoko é um jogador muito rápido, com uma capacidade de drible impressionante, e será fundamental para que o Leipzig retome a sua temporada no sábado, em casa, contra o Heidenheim, depois de ter sido goleado por 6-0 pelo Bayern de Munique na estreia.
Para além de Klopp, o jogador de 22 anos disse à AFP e a outros meios de comunicação social, em agosto, que esteve "ligado a todos os clubes do mundo", mas optou pelo Leipzig porque "o projeto para mim era perfeito".
"Estava muito calmo na minha decisão. Há que manter a calma e ver o que é melhor para nós".
Para Bakayoko, o clube ambicioso tem "qualidade e fome de conquistas", acrescentando que "temos a base e agora só precisamos de ver como vamos reagir aos contratempos".
Os Principais números:
4 - Na quarta-feira, o Dortmund assinou com o defesa argentino Aaron Anselmino, de 20 anos, emprestado pelo Chelsea, elevando para quatro o número de contratações para a Premier League neste verão. Jobe Bellingham, do Sunderland, Yan Couto, do Manchester City, e Carney Chukwuemeka, do Chelsea, também chegaram ao clube.
8 - O hat-trick de Harry Kane na goleada de 6-0 do Bayern de Munique sobre o RB Leipzig na sexta-feira foi o seu oitavo na liga desde que chegou ao clube em 2023.
23 - A última vez que o Hamburgo venceu o St. Pauli numa partida da Bundesliga foi em 2002, há 23 anos.
Calendário:
Sexta-feira:
Sábado:
Hoffenheim - Eintracht Frankfurt, RB Leipzig - Heidenheim, Werder Bremen - Bayer Leverkusen, Estugarda - Borussia Mönchengladbach, Augsburgo - Bayern de Munique
Domingo
Wolfsburgo - Mainz, Borussia Dortmund - Union Berlin, Colónia - Friburgo