Davies entrou nos minutos finais da vitória caseira do Bayern por 3-1 na Liga dos Campeões frente ao Sporting na terça-feira.
Incluído na convocatória para o confronto caseiro de domingo frente ao Mainz, último classificado, o capitão do Canadá deverá disputar o seu primeiro jogo na Bundesliga desde que sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior ao serviço da seleção em março.
A impressionante forma do Bayern – os gigantes alemães só perderam dois pontos na Bundesliga esta época – permite ao treinador Vincent Kompany reintegrar Davies no onze inicial de forma gradual.
Após o jogo, Davies escreveu nas redes sociais: "É bom estar de volta a fazer o que mais gosto".
Oficialmente ala, o jogador de 25 anos avança frequentemente no terreno e é uma ameaça constante no ataque.
Na defesa, a velocidade estonteante de Davies permite ao clube jogar com uma linha ainda mais subida – o sistema preferido de Kompany – sendo habitual ver o canadiano a recuperar e a anular potenciais contra-ataques adversários.
Alguns jogadores ficam afastados durante um ano ou mais devido a lesões no ligamento cruzado anterior, mas o Joshua Kimmich do Bayern destacou na terça-feira o trabalho árduo de Davies na recuperação, que permitiu o seu regresso rápido.
"Foi um período difícil para ele, mas trouxe sempre energia positiva. A forma como fez a sua recuperação foi exemplar e notável", afirmou Kimmich.
"Dá-nos muito dentro e fora do relvado".
O Bayern recebeu mais boas notícias na quarta-feira, com Jamal Musiala a apontar ao regresso em janeiro, provavelmente num amigável frente ao Red Bull Salzburgo antes do reinício da temporada.
Com o regresso de Hiroki Ito, ausente há muito tempo, também a somar minutos, o Bayern poderá rodar mais o plantel enquanto gere os compromissos da liga, taça e competições europeias.
O diretor desportivo do Bayern, Max Eberl, afirmou que os regressos tornam improvável a entrada de novos jogadores na janela de transferências de janeiro.
"Estão a regressar mais jogadores. As nossas contratações vêm de dentro", disse Eberl na terça-feira, acrescentando "vamos, no fundo, ter três reforços novos".
O adversário de domingo, o Mainz, venceu apenas um jogo em toda a época e está a cinco pontos da salvação.
Contratado esta semana, o antigo treinador do Union Berlim, Urs Fischer, vai estrear-se no banco para a Bundesliga no domingo.
Fischer fez um trabalho notável no Union, levando o clube à Bundesliga e a uma surpreendente qualificação para a Liga dos Campeões. No Mainz, o seu primeiro objetivo será estabilizar a equipa e tirá-la do fundo da tabela.
Jogador a seguir: Said El Mala (Colónia)
Na sua época de estreia na Bundesliga, o jovem extremo do Colónia, Said El Mala, já demonstrou que pertence ao mais alto nível.
Convocado para a seleção da Alemanha em novembro, El Mala soma cinco golos e duas assistências nos últimos oito jogos da Bundesliga.
A velocidade e a eficácia de El Mala serão fundamentais no domingo, quando o Colónia visitar o rival de sempre Bayer Leverkusen.
O treinador do Leverkusen, Kasper Hjulmand, afirmou na sexta-feira que a sua equipa está bem ciente da ameaça que El Mala representa, sobretudo no contra-ataque.
"Jogador fantástico. Muito rápido nas transições. El Mala tem estado muito bem", disse Hjulmand.
"Temos de jogar o nosso futebol e pressionar rapidamente – conhecemos as qualidades de El Mala e dos outros avançados do Colónia".
Estatísticas chave
49 – O Bayern marcou mais golos do que qualquer outra equipa nas cinco principais ligas europeias.
10 – O hat-trick da semana passada frente ao Estugarda foi o 10.º de Harry Kane na Bundesliga.
1 – A única vitória do Mainz na Bundesliga esta época foi em setembro.
