Mais

Antevisão da Bundesliga: Bayern e Dortmund defrontam-se no Klassiker

Jogadores do Bayern treinam antes do duelo com o Dortmund
Jogadores do Bayern treinam antes do duelo com o DortmundČTK / imago sportfotodienst / Mladen Lackovic

O líder da Bundesliga, Bayern Munique, recebe o segundo classificado, Borussia Dortmund, no sábado, com ambas as equipas invictas após iniciarem a temporada em grande forma.

Siga as incidências da partida

O Bayern soma 10 vitórias em 10 jogos em todas as competições, com 36 golos marcados e sete sofridos. O avançado Harry Kane atravessa, provavelmente, o melhor momento da sua carreira.

O jogador de 32 anos, que bisou na goleada por 5-0 frente à Letónia ao serviço da seleção inglesa na terça-feira, já soma 18 golos e três assistências nesses 10 jogos pelo Bayern.

Enquanto o Bayern tem dominado tanto na Bundesliga como na Liga dos Campeões, o Dortmund está a construir, de forma mais discreta, um início de época igualmente sólido.

O Dortmund segue invicto há nove jogos em todas as competições e ocupa o segundo lugar, a quatro pontos do Bayern. Vencedor de dois títulos no Bayern antes de ser despedido meio ano depois, Niko Kovac, agora treinador do Dortmund, afirmou que a sua equipa tem de ser corajosa em Munique.

"Será complicado se jogarmos demasiado à defesa", disse Kovac na quinta-feira. "Limitar-nos a defender não vai resultar. Há respeito mútuo, mas precisamos de assumir a iniciativa. Se atuarmos como fizemos no ano passado em Munique, teremos uma boa oportunidade, mas é preciso coragem".

"Vemos bem a forma em que o Bayern se encontra. Não é comum uma equipa apresentar este nível".

No encontro apelidado de Der Klassiker, numa tentativa de replicar o El Clasico da LaLiga, este duelo tem sido, por norma, o fim das aspirações do Dortmund ao título - perdeu oito dos últimos 10 jogos frente ao Bayern em Munique.

No entanto, o Dortmund atravessa o seu melhor registo frente aos bávaros desde a era de Jürgen Klopp.

O Dortmund venceu um e empatou dois dos últimos três confrontos com o Bayern, incluindo um triunfo por 2-0 na Allianz Arena em 2024.

Agora a liderar o projeto da Red Bull, empresa-mãe do rival RB Leipzig, o próprio Klopp não irá acompanhar o jogo.

Falando a partir da ilha espanhola de Maiorca, onde passa grande parte do seu tempo, o antigo treinador do Liverpool revelou à RTL alemã, na quinta-feira, que "provavelmente não terá tempo" para ver o encontro.

"Se não tivesse de trabalhar, veria certamente o jogo".

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Jogador a seguir: Loic Bade (Bayer Leverkusen)

Após um verão de profundas mudanças, com cerca de uma dúzia de reforços, o central francês Loic Bade rapidamente se afirmou no eixo defensivo do Bayer Leverkusen.

Bade, de 25 anos, é uma presença segura no centro da defesa, demonstrando serenidade e controlo numa equipa em transição.

Destacando as suas exibições "fantásticas" em campo, o diretor desportivo do Leverkusen, Simon Rolfes, afirmou à AFP na quinta-feira: "Também é muito importante a forma como ele se comporta fora das quatro linhas. É um elo de ligação no balneário, tanto a nível linguístico como em termos de personalidade e cultura. O Loic tem personalidade – e isso sente-se".

Estatísticas chave

10 - O triunfo do Dortmund por 2-0 sobre o Bayern em 2024 foi o primeiro na Bundesliga em Munique em 10 anos, desde a vitória por 3-0 em 2014.

11 - Harry Kane soma 11 golos em seis jogos da Bundesliga esta época.

1 - O avançado do Dortmund Serhou Guirassy, que recebeu luz verde para jogar na quinta-feira, só ficou em branco (sem marcar ou assistir) num dos oito jogos que disputou esta temporada. Soma seis golos e três assistências.

Acompanha a Bundesliga aqui no Flashscore