Mais

Ballack explica saída de Wirtz para o Liverpool: "Precisamos de fazer mudanças"

Wirtz preferiu o Liverpool ao Bayern.
Wirtz preferiu o Liverpool ao Bayern.ČTK/ Ralf Ibing
Michael Ballack, antigo jogador do Chelsea, revelou que Florian Wirtz escolheu o Liverpool este verão devido à falta de concorrência na Bundesliga.

Wirtz estava cotado para ingressar no Bayern de Munique, campeão da Bundesliga, mas acabou por decidir trocar o Bayer Leverkusen pelo Liverpool, numa das maiores transferências da janela de verão.

O Bayern não pode competir

O internacional alemão transferiu-se para os Reds em junho por 125 milhões de euros e já conquistou os adeptos, apesar de ainda não ter marcado qualquer golo. Muitos especularam sobre o seu futuro, com o campeão da Bundesliga, o Bayern de Munique, a reunir-se com o jogador, mas este acabou por querer jogar na Premier League.

Entrevistado pelo Bild, Ballack foi questionado sobre o facto de o seu antigo clube não ter conseguido contratar Wirtz e o avançado Nick Woltemade, e explicou que a Bundesliga está a perder força.

"É óbvio que os clubes ingleses estão a gastar quantidades absurdas de dinheiro", disse Ballack ao Bild sobre o facto de o Bayern não ter conseguido contratar Wirtz e Woltemade. "Mas mesmo para Wirtz, o Bayern estava preparado para oferecer um pacote de até 100 milhões de euros".

"Quanto a Nick Woltemade: é um caso diferente. O Bayern tem um orçamento a respeitar. O clube distinguiu-se durante décadas por evitar dívidas e desenvolver-se de forma saudável. Por isso, compreendo que o Bayern tenha recusado pagar mais de 55 milhões de euros por Woltemade. O jogador não valia mais do que isso para eles".

Para muitos, a ida para o Bayern parecia uma decisão óbvia, uma vez que o clube lhe oferecia a oportunidade de ganhar troféus regularmente, dominar o campeonato e disputar as taças nacionais.

Falta de concorrência

No entanto, Ballack acredita que isso não atrai mais jogadores de topo como Wirtz, que podem ganhar um salário melhor na Premier League e disputar competições de muito mais prestígio.

"Mas, basicamente, o que me preocupa é outra coisa. O Wirtz, por exemplo, não faz sentido para ele e para a sua evolução jogar mais dois ou três anos na Bundesliga com o Bayern?".

"É claro que ele ganharia títulos. Mas será que a Bundesliga ainda representa um verdadeiro desafio para ele ao mais alto nível? Não, porque a Premier League ultrapassou a Bundesliga há anos. Essa é a realidade. É por isso que a Bundesliga já não é tão atrativa para os melhores jogadores. Por isso, precisamos de fazer algumas mudanças".