Até ao campo de treinos do FC Rottach-Egern, situado de forma idílica abaixo do Wallberg, Uli Hoeness e Max Eberl não têm de percorrer grande distância. O presidente honorário e o diretor desportivo do FC Bayern vivem no lago Tegernsee, onde, a partir de segunda-feira, Nick Woltemade e o Estugarda realizarão um estágio de cinco dias. O alvo do desejo está assim tão perto dos dirigentes do Bayern e, ao mesmo tempo, tão longe.
É que, no caso complicado de Woltemade, as posições continuam a estar muito distantes. Ambos os clubes estão interessados em encontrar uma solução rápida, para não prejudicar a preparação para a nova época, mas um acordo parece, neste momento, pouco provável.
Mais realista parece ser um eventual consenso entre o Bayern e o Liverpool relativamente à transferência de Luis Díaz. Está em cima da mesa um valor de cerca de 70 milhões de euros para o extremo de 28 anos. Já por Woltemade, jovem promessa, os bávaros aumentaram a sua oferta para 50 milhões mais bónus, mas o Estugarda só estaria disposto a iniciar negociações a partir dos 65 milhões. O caso permanece confuso.
Objetivos claros para a nova temporada
Ainda assim, os objetivos do Bayern para a nova época, depois de três semanas de férias, são claros, com ou sem Woltemade. "Pode-se sempre contar com o FC Bayern, isso ficou claro", sublinhou o capitão Manuel Neuer após a eliminação nos quartos de final do Mundial de Clubes frente ao Paris Saint-Germain (0-2).
"Vamos usar esse jogo como exemplo para dizer: agora é que é. Queremos voltar a atacar na Europa, queremos voltar a estar presentes na Bundesliga e na Taça", disse Neuer. Também para Eberl, as exibições nos EUA demonstraram "do que este clube é capaz e o que pretende".
Bayern precisa de receitas
O principal objetivo do Bayern é voltar ao topo da Liga dos Campeões. Para isso, o plantel (de luxo) ainda precisa de ser reforçado. No entanto, Eberl e o diretor desportivo Christoph Freund estão a caminhar numa linha muito ténue, já que o poderoso conselho de supervisão espera também cortes orçamentais. Além disso, o treinador Vincent Kompany deverá integrar melhor talentos da formação como Jonah Kusi-Asare, Lennart Karl, Paul Wanner e Adam Aznou.
A pressão é certamente grande após as saídas de Thomas Müller (EUA?), Leroy Sané (Galatasaray) e Mathys Tel (Tottenham Hotspur). As tentativas do Bayern de adquirir Florian Wirtz e Nico Williams falharam. Tel rendeu cerca de 50 milhões de euros, incluindo a taxa de empréstimo. No entanto, não foram ainda geradas mais receitas para manter minimamente equilibrada a situação financeira, considerada apertada para os padrões do clube.
Jonathan Tah e Tom Bischof foram contratados a custo zero. João Palhinha, Min-Jae Kim, Raphael Guerreiro, Bryan Zaragoza e Sacha Boey são considerados candidatos à venda. No entanto, todos eles são esperados para treinar na Säbener Straße na segunda-feira. Apenas os lesionados de longa duração Jamal Musiala, Alphonso Davies e Hiroki Ito não estarão presentes.
Após uma época desgastante, Kompany deu aos seus jogadores três semanas para "desligarem mentalmente e recuperarem energias". Afinal, nas palavras do técnico: "Queremos agora dar os próximos passos". É essa também a expectativa do experiente Neuer. Segundo ele, é preciso tirar motivação dos jogos do Mundial de Clubes para afirmar: "Agora chegou a nossa vez".