Ajax e Borussia Monchengladbach chegaram a acordo para a transferência do defesa japonês Ko Itakura.
Várias fontes neerlandesas, incluindo Voetbal International e De Telegraaf, referem que o Ajax pagará ao Gladbach uma taxa de transferência de 10,5 milhões de euros, que poderá ascender a 12 milhões de euros através de vários bónus.
A primeira proposta do clube de Amesterdão terá sido rejeitada pelo Borussia Monchengladbach, que também esteve em contacto com Feyenoord, Eintracht Frankfurt e Fiorentina, a propósito de Itakura.
O Ajax planeou os exames médicos de Itakura para esta sexta-feira e pretende finalizar a contratação no sábado, um dia antes de o clube de Amesterdão abrir a época da Eredivisie, contra o Telstar.
Itakura, de 28 anos, assinará um contrato de quatro anos em Amesterdão, onde deverá formar uma dupla de centrais com o internacional croata Josip Sutalo. O Ajax tem a opção de prolongar o contrato de Itakura por mais um ano.
Itakura não será o substituto direto de Jorrel Hato, que trocou o clube pelo Chelsea por 44 milhões de euros. O clube de Amesterdão vai continuar a procurar um novo lateral-esquerdo.
Ajax e Itakura em negociações há meses
Itakura chegou a um acordo pessoal com o Ajax, que esteve em conversações com o defesa durante "meses", muito antes de os clubes chegarem a acordo para a contratação do defesa-central japonês, cujo contrato na Alemanha expirava em 2026.
Itakura ter-se-á encontrado com Marijn Beuker, diretor de futebol do Ajax, em junho, por ocasião do jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo entre o Japão e a Indonésia. Beuker esteve no Japão para visitar o clube parceiro Gamba Osaka.
O jogador, 28 vezes internacional japonês, chegou ao Borussia Monchengladbach da Bundesliga em 2022, vindo do Manchester City, onde Itakura nunca jogou. O defesa destro foi emprestado ao FC Groningen por duas temporadas antes de ingressar no Schalke 04 por empréstimo em 2021.
