Bundesliga: Bayern goleia (6-2), Dortmund tropeça (3-3) e Leverkusen (1-3) aproveita

A festa do Bayern
A festa do BayernKarl-Josef Hildebrand / AFP

Depois de ter sofrido o primeiro deslize antes da pausa internacional, o Bayern (Raphael Guerreiro no banco) teve uma demonstração de força ao golear o Friburgo na 11.ª jornada da Bundesliga. O Dortmund deixou escapar a vantagem por duas vezes e empatou com o Estugarda (Tiago Tomás titular), permitindo ao Leverkusen chegar ao segundo lugar com um triunfo diante do Wolfsburgo.

Bayern 6-2 Friburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O início da partida foi tranquilo, mas a claque visitante explodiu aos 12 minutos. O Friburgo mostrou muita vontade desde o início e foi recompensado quando Jan-Niklas Beste cobrou um canto rasteiro que foi desviado por Matthias Ginter, deixando a bola perfeita para Yuito Suzuki abrir o placar. Os bávaros foram surpreendidos por outro canto de Jan-Niklas Beste apenas cinco minutos depois, quando Johan Manzambi subiu acima das camisolas vermelhas e brancas para cabecear para além de Manuel Neuer.

O Bayern intensificou imediatamente o ritmo, procurando uma resposta que veio através de Lennart Karl, que recuperou de um cabeceamento por cima ao controlar habilmente um passe rápido de Michael Olise e rematar para lá de Noah Atubolu. O Bayern continuou a movimentar a bola de forma ameaçadora, enquanto a equipa de Julian Schuster segurou-se firme na defesa e avançou sempre que possível, com Suzuki com um remate ambicioso que passou ligeiramente ao lado do alvo. O Bayern aumentou a pressão antes do intervalo, e isso refletiu-se no segundo minuto dos acréscimos, quando Karl passou a bola para Olise, que acertou um disparo forte que venceu Atubolu, apesar do guarda-redes ter defendido com as duas mãos.

Karl pensou que tinha colocado os anfitriões em vantagem aos sete minutos do segundo tempo, mas Josip Stanišić estava em posição de fora de jogo antes de passar a bola para o adolescente. O Bayern não precisou esperar muito mais pelo seu golo, já que Dayot Upamecano finalizou com precisão após um canto cobrado por Olise. Os bávaros pareciam imperiosos quando dobraram a vantagem aos 30 minutos do segundo tempo, com Harry Kane a aproveitar um ressalto fortuito para mandar a bola para o fundo da rede, passando por Atubolu. Luis Díaz então dançou pela área, mas mandou a bola para fora.

Houve preocupação com a saída de Karl por lesão, mas os golos não pararam, pois Nicolas Jackson saiu do banco e balançou as redes apenas sete minutos depois, finalizando com facilidade após uma ótima jogada de Olise. O francês então coroou uma tarde brilhante com um remate sensacional, driblando para dentro e colocando a bola fora do alcance de Atubolu. Com isto, o Bayern voltou a vencer com estilo após o empate antes da pausa internacional, registrando a 17.ª vitória em 18 partidas em todas as competições nesta temporada. Ao fazer isso, também infligiu apenas a segunda derrota que o Friburgo sofreu nas últimas 14 partidas oficiais.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Dortmund 3-3 Estugarda

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Houve uma atmosfera rara e moderada dentro do Signal Iduna Park durante os primeiros 12 minutos, com os adeptos a permanecerem em silêncio em protesto contra as medidas de segurança mais rigorosas propostas dentro dos estádios alemães. A falta de barulho talvez tenha contribuído para um início sem brilho, até que Maximilian Beier produziu o primeiro remate com raiva do jogo, quando disparou por cima da barra pouco antes da marca de meia hora. Minutos depois, os anfitriões tiveram a oportunidade de abrir o marcador de grande penalidade, depois de o árbitro ter considerado que Deniz Undav tinha derrubado Nico Schlotterbeck na área. O fiável Emre Can avançou para marcar um penálti rasteiro fora do alcance de Alexander Nübel, mantendo o seu recorde perfeito de grandes penalidades na Bundesliga.

Animado pelo primeiro golo de Can desde março, o Dortmund rapidamente duplicou a vantagem, apesar dos esforços de Nübel. O guarda-redes do Estugarda defendeu o remate de pé esquerdo de Serhou Guirassy e reagiu rapidamente ao remate de Beier, mas este acabou por empurrar a bola para o fundo das redes depois de ela ter caído na sua trajetória. Depois de sofrer dois golos rápidos, o Estugarda ficou grato pelo apito do intervalo para recuperar a compostura antes de surpreender o Dortmund e reduzir a desvantagem para metade dois minutos após o reinício. Undav demonstrou grande habilidade como avançado centro ao segurar Can para receber o passe em arco de Bilal El Khannouss e chutar por cima do ombro, sem chances para Kobel.

Os anfitriões pensaram por um momento que tinham recuperado rapidamente a vantagem de dois golos através de Serhou Guirassy, mas o antigo jogador do Estugarda viu o seu remate ser anulado por fora de jogo. Undav acabou por aproveitar ao máximo essa oportunidade, marcando o seu segundo golo do jogo após Maximilian Mittelstädt cabecear um canto profundo para a área de perigo. O trabalho árduo do Estugarda parecia ter sido em vão quando Karim Adeyemi marcou no final da partida, após correr desde o seu meio-campo e combinar com Beier. No entanto, o hábito do Dortmund de desperdiçar vantagens voltou a aparecer nos acréscimos, quando Undav driblou o seu marcador na área e chutou para o poste mais próximo, selando o seu hat-trick e conquistando um ponto precioso para manter a sua equipa, em quinto lugar, empatada em pontos com o Dortmund, em terceiro. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Wolfsburgo 1-3 Bayer Leverkusen

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Apenas o líder isolado Bayern de Munique conquistou mais pontos do que o Leverkusen nos seus primeiros oito jogos sob o comando de Kasper Hjulmand, e depois de marcar cinco golos antes do intervalo contra o Heidenheim antes da pausa internacional, a equipa foi igualmente implacável na primeira parte deste jogo. Os visitantes abriram o marcador aos 10 minutos, quando uma bela jogada pela esquerda entre Ernest Poku e Alejandro Grimaldo culminou com um cruzamento do espanhol para a trave oposta, onde Jonas Hofmann chutou de lado para o canto mais distante, marcando seu segundo gol em dois jogos.

O Wolfsburgo respondeu bem, mas depois de um remate de longa distância de Lovro Majer ter sido desviado para fora por Mark Flekken, o Die Werkself castigou os anfitriões pela sua incapacidade de empatar. Edmond Tapsoba subiu mais alto para cabecear para o fundo das redes após um cruzamento espetacular de Aleix García, e a desilusão da equipa casa só aumentou quando Malik Tillman passou pela armadilha do fora de jogo logo após a marca de meia hora e chutou com calma, passando por Kamil Grabara, para dar ao Leverkusen uma vantagem de três golos.

O técnico interino Daniel Bauer teve muito o que pensar no intervalo, principalmente pela ineficácia da sua equipa em frente da baliza, depois de ver Majer ser impedido por Flekken após roubar a bola de Ibrahim Maza na sua própria área. As oportunidades continuaram a surgir para os anfitriões após o reinício, com Flekken a negar Konstantinos Koulierakis e Dženan Pejčinović em rápida sucessão, antes de Mohamed Amoura rematar ao lado. A pressão do Wolfsburg acabou por dar frutos quando Denis Vavro, a fazer a sua primeira aparição da temporada, cabeceou para o fundo das redes após um canto marcado por Maximilian Arnold, reduzindo a desvantagem.

Poku então perdeu uma chance clara de restaurar a vantagem de três golos do Leverkusen, e isso pareceu custar caro quando Jonas Wind marcou segundos depois de sair do banco do Wolfsburg, mas sua comemoração foi interrompida quando foi anulado por um fora de jogo milimétrico. O Die Wölfe continuou pressionando apesar do revés, com Flekken a ser  chamado à ação para impedir o disparo forte de Arnold de longe e o remate venenoso de Wind. A resistência do neerlandês acabou por garantir que o Leverkusen conseguisse confortavelmente uma vitória que o leva ao segundo lugar da Bundesliga, respondendo na perfeição ao fim da sua série de 37 jogos sem derrotas fora de casa na competição, terminada pelo Bayern na sua última viagem. O Wolfsburgo, por sua vez, pode cair para os lugares de despromoção este fim de semana, após sofrer a quarta derrota consecutiva em todas as competições.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Augsburgo 1-0 Hamburgo

Heidenheim 0-3 Mönchengladbach