Bundesliga: Bayern Munique (0-3) e Bayer Leverkusen vencem (4-0), Hamburgo bate Union Berlim (3-2)

Harry Kane bisou no triunfo do Bayern Munique diante do Werder Bremen
Harry Kane bisou no triunfo do Bayern Munique diante do Werder BremenREUTERS/Fabian Bimmer

O Bayern Munique venceu este sábado o Werder Bremen, por 0-3, em jogo da 23.ª jornada da Bundesliga, com um bis de Harry Kane. Já o Bayer Leverkusen goleou na receção ao St. Pauli, por 4-0, enquanto o Hamburgo, com Daniel Fernandes e Fábio Vieira a titulares, bateu o Union Berlim, sem Diogo Leite, por 3-2.

Werder Bremen 0-3 Bayern Munique

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Após a grande vitória do Dortmund na noite de sexta-feira, havia uma certa pressão sobre o Bayern para restabelecer a sua vantagem de seis pontos no topo da Bundesliga. A pressão é algo a que os homens de Vincent Kompany se habituaram a lidar ao longo do seu reinado de quase duas temporadas até agora, e hoje começou de forma típica, quando o seu domínio inicial foi recompensado com um penálti. Lennart Karl entrou na área antes de ser derrubado por Niklas Stark, e o efervescente Harry Kane assumiu a responsabilidade de marcar do ponto de grande penalidade, com o seu 14.º penálti marcado esta temporada.

Harry Kane voltou a marcar pouco depois, apenas três minutos mais tarde, e desta vez não foi de grande penalidade, mas de muito mais longe. Kane foi o mais rápido a chegar a uma bola perdida à entrada da área e, com um toque, controlou a bola antes de rematar no canto, dobrando a vantagem do Bayern. O Werder enfrentava uma tarefa enorme para voltar ao jogo, perdendo por 0-2, mas quase facilitou um pouco a tarefa antes do intervalo, quando Felix Agu tomou a iniciativa, avançando pelo meio da defesa do Bayern antes de rematar com precisão, mas a bola passou a poucos centímetros do poste. 

Com o jogo praticamente decidido, o Bayern poderia ter sido perdoado por tirar um pouco o pé do acelerador, mas continuou a atacar a baliza do Werder após o reinício. Luis Díaz foi o último jogador do Bayern a tentar a sorte, mas só conseguiu rematar fraco para as mãos de Mio Backhaus, apesar de estar desmarcado a 12 metros da baliza. Quaisquer esperanças remanescentes de recuperação para os anfitriões foram extintas a 20 minutos do fim, quando Leon Goretzka marcou o melhor golo do Bayern, com um remate em arco à entrada da área, que entrou no ângulo superior.

A partir desse momento, o jogo estava decidido, e o Bayern simplesmente brincou com o Bremen nos minutos finais, mantendo a posse de bola e garantindo a vitória que abriu novamente uma vantagem de seis pontos na liderança. O Bremen continua entre os três últimos classificados e, com seis jogos sem vencer em casa, é difícil imaginar como poderá reverter a situação esta temporada. 

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Bayer Leverkusen 4-0 St. Pauli

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Bayer Leverkusen chegou ao jogo de hoje em excelente forma, conquistando sete pontos nos últimos nove em jogo, e a equipa da casa teve um início excecional, marcando duas vezes em 15 minutos. Primeiro, Ernest Poku fez uma boa jogada ao entrar na área e colocar a bola na zona de perigo, onde Jarell Quansah se destacou ao cabecear para a barra, mas, infelizmente para o guarda-redes visitante Nikola Vasilj, a bola bateu na parte de trás da sua perna e entrou na sua própria baliza.

Pouco mais de 60 segundos depois, o Bayer Leverkusen dobrou a vantagem depois de Patrik Schick avançar em direção à baliza, ver o seu remate inicial ser defendido e Lucas Vázquez pegar na bola solta e cruzá-la para o segundo poste, onde o internacional checo cabeceou com força para o fundo das redes.

O St. Pauli teve dificuldades para se afirmar na partida, com a equipa visitante não a não conseguir registar nenhum remate à baliza no primeiro tempo. O Die Werkself havia convertido nove das suas 10 vantagens no intervalo em vitórias esta temporada da Bundesliga, e os homens de Kasper Hjulmand pareciam que iriam conquistar mais uma vitória.

A conversa do técnico do Kiezkicker, Alexander Blessin, ao intervalo, sem dúvida incluiu que os jogadores mostrassem muito mais vontade e mantivessem o jogo fechado após o reinício. No entanto, isso foi por água abaixo quando o Leverkusen fez o 3-0 com menos de sete minutos do segundo tempo, com Edmond Tapsoba a cabecear para o golo após canto de Aleix García. Com três golos de vantagem, Hjulmand aproveitou a oportunidade para descansar jogadores importantes antes do jogo do play-off da Liga dos Campeões contra o Olympiacos, na quarta-feira.

Aos 75 minutos, o St. Pauli ainda não tinha conseguido um único remate à baliza e, com o Leverkusen a dominar, marcou o quarto golo através de Poku, que disparou um remate forte de fora da área, a 12 minutos do fim. Esse golo coroou uma das vitórias mais fáceis da temporada, aumentando as aspirações da equipa de terminar entre os quatro primeiros, apesar do início tumultuoso, em que Erik ten Hag foi demitido após apenas duas partidas no campeonato.

A derrota para o St. Pauli e apenas uma vitória nas últimas oito partidas do campeonato (3 empates e 4 derrotas) deixam a equipa na 17.ª posição, a dois pontos da zona de despromoção.

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform

Hamburgo 3-2 Union Berlim

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de conquistar a sua primeira vitória em dois meses no fim de semana passado, o Hamburgo começou bem a partida, com apenas uma excelente intervenção de Rani Khedira a impedir Bakery Jatta de abrir o marcador aos três minutos. O ímpeto dos anfitriões acabou por ser travado por um choque de cabeças entre Jordan Torunarigha e Andrej Ilić, que levou os visitantes a reclamarem um penálti. Embora os seus apelos tenham caído em saco roto, receberam um penálti antes dos trinta minutos. Ilić voltou a estar no centro da ação, ao ser atingido por uma entrada alta de Nicolás Capaldo, e Leopold Querfeld converteu o penálti pelo segundo jogo consecutivo.

A vantagem do Die Eisernen certamente veio contra o ritmo do jogo e, com uma sensação de injustiça a circular pelo Volksparkstadion, os anfitriões recuperaram e empataram apenas oito minutos depois. O português Fábio Vieira liderou um contra-ataque que culminou com Robert Glatzel a passar para Ransford Königsdörffer marcar pelo segundo jogo consecutivo. Num final frenético da primeira parte, Ilić falhou inexplicavelmente um golo depois de o guarda-redes do Hamburgo, o português Daniel Heuer Fernandes, ter saído da linha, não ter conseguido lidar com uma bola longa e ter sido imediatamente punido. O passe de Jatta foi convertido por Capaldo, apesar de Frederik Rønnow ter conseguido tocar na bola com a perna, levando o Hamburgo para o intervalo com a vantagem.

As oportunidades claras foram escassas após o reinício, com o remate de Königsdörffer ao lado do poste mais próximo a ser a única oportunidade real antes da hora de jogo. O técnico visitante Steffen Baumgart respondeu com uma dupla mudança que quase imediatamente deu frutos, com Livan Burcu a cruzar a bola na frente da baliza, para o também substituto Tim Skarke, mas este rematou para fora, ao lado do poste. O Union continuou a pressionar, com Daniel Fernandes a defender o cabeceamento de Ilić e Derrick Köhn a acertar na trave em cobrança de çove.

Foi uma pausa que o Hamburgo aproveitou ao máximo, dobrando a vantagem com Königsdörffer, que passou por Querfeld e converteu com facilidade, passando por Rønnow para marcar o seu segundo golo do dia. Esse golo parecia ter garantido a vitória, mas o Union não desistiu e reduziu a diferença aos 89 minutos, quando Ilić marcou o seu primeiro golo na Bundesliga. Embora o ímpeto tivesse mudado, o Hamburgo manteve-se firme para garantir uma vitória que estende a sua série invicta em casa para sete jogos, enquanto o Union agora não consegue vencer há sete partidas e corre o risco de ser arrastado para uma disputa acirrada contra a despromoção.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 23.ª jornada:

Eintracht Frankfurt 3-0 Borussia Monchengladbach

Hoffenheim 3-0 Friburgo