Mais

Bundesliga: Bayern Munique bate Holstein Kiel (4-3), Dortmund vence Heidenheim (1-2)

Raphael Guerreiro assistiu para o segundo golo de Harry Kane
Raphael Guerreiro assistiu para o segundo golo de Harry KaneLUKAS BARTH-TUTTAS / AFP
O Bayern Munique, com Raphael Guerreiro a titular e João Palhinha como suplente utilizado, venceu este sábado o Holstein Kiel, por 4-3, e cimentou a liderança da Bundesliga. Já o Borussia Dortmund, adversário do Sporting no play-off da Liga dos Campeões, foi a casa do Heidenheim vencer por 1-2, na 20.ª jornada do campeonato alemão.

Bayern Munique 4-3 Holstein Kiel

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Kiel, em franca ascensão, pode ter encarado o jogo como uma espécie de revés, o que lhe deu tranquilidade para uma estreia promissora. A equipa esteve perto de abrir o marcador logo no primeiro quarto de hora, quando Timo Becker correu para trás de Dayot Upamecano e tocou para Phil Harres, mas este rematou para fora. Aos 19 minutos, Michael Olise fez o passe para Jamal Musiala marcar o seu décimo golo na Bundesliga.

Foi um golpe cruel para os visitantes, mas continuaram a atacar e só não chegaram ao golo do empate devido a um corte de Kim Min-jae, que impediu Lewis Holtby de invadir a área. Os comandados de Vincent Kompany reagruparam-se e estiveram perto de dobrar a vantagem duas vezes antes do intervalo. Olise cortou para a esquerda e rematou por pouco para fora do ângulo superior, enquanto Aleksandar Pavlović apontou para o mesmo alvo, com o seu esforço desviado brilhantemente salvo por Timon Weiner. 

A baliza do Kiel acabou por ser violada pela segunda vez a segundos dos descontos da primeira parte, quando Kingsley Coman levantou um cruzamento para Harry Kane cabecear e assinalar a sua 50.º presença na Bundesliga com um golo. Foi um golpe fatal para os visitantes, e a sua moral ficou claramente abalada quando Kane duplicou a sua contagem pessoal, 45 segundos após o recomeço, cabeceando para o canto oposto depois de ter sido servido por Raphaël Guerreiro, para marcar o seu quinto golo diante do Holstein Kiel esta época.

Serge Gnabry fez o quarto golo nove minutos após o intervalo. O jogador, lançado para a segunda parte, mostrou grande qualidade técnica para dominar uma bola alta e rematar com o pé esquerdo para o fundo das redes, mas o seu tento foi ofuscado por Finn Porath, que marcou o seu primeiro golo na Bundesliga e manteve o recorde de golos marcados pelo Kiel em todos os jogos fora de casa na temporada. 

O Bayern havia retirado jogadores como Kane e Coman momentos antes do golo, e o resultado final foi uma meia hora discreta que explodiu nos descontos. O Kiel aproveitou a complacência dos anfitriões, com Steven Skrzybski a rematar para o fundo das redes após um corte de Becker e a fazer mais um golo no ressalto, momentos depois.

O resultado não foi menos do que a atuação corajosa da equipa merecia, mas não houve tempo suficiente para que os visitantes conseguissem uma recuperação milagrosa. Com isso, o Bayern garantiu a 23.ª vitória consecutiva em casa contra equipas que estão na primeira temporada da Bundesliga, levando o domínio sobre o Kiel para um marcador agregado de 10-4.

Os visitantes continuam na zona de despromoção e a seis pontos de distância da zona de segurança - uma distância que pode aumentar com jogos como o Hoffenheim e o Union Berlim ainda a serem disputados neste fim de semana.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Heidenheim 1-2 Borussia Dortmund

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Sem vencer na Bundesliga este ano, o Dortmund, próximo adversário do Sporting na Liga dos Campeões, visitou o Heidenheim, candidato à descida, e era considerado um jogo obrigatório para vencer. Os visitantes passaram a maior parte do primeiro tempo com dificuldades, mas acabaram por conseguir a vantagem dez minutos antes do intervalo, com um golo de Serhou Guirassy, convertido de dentro da área.

O golo de Serhou Guirassy foi um golpe de sorte, já que os anfitriões tiveram várias oportunidades de marcar, mas o guineense não desperdiçou a oportunidade de marcar mais um golo, depois de ter feito dois no meio da semana contra o Shakhtar Donetsk.

Depois de uma primeira parte estéril, o Dortmund voltou a animar a partida, com um golo de Maximilian Beier, que entrou na área e cruzou de primeira para Ramy Bensebaini.

O Heidenheim não queria perder sem lutar, e reagiu logo em seguida, com Mathias Honsak, que acertou um belo remate de pé esquerdo para superar Gregor Kobel.  Na verdade, depois de reduzir a desvantagem para um, a resposta do Heidenheim foi muito fraca. A única ocasião de golo foi do capitão Patrick Mainka, que errou o remate e só pôde assistir à bola cair nas mãos de Kobel.

Os três pontos são bem-vindos para o Dortmund, que ainda tem esperanças de se classificar para a Liga dos Campeões da próxima época.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados da 20.ª jornada:

Bochum 0-1 Friburgo

St. Pauli 1-1 Augsburgo

Estugarda 1-2 Borussia Monchengladbach