Mais

Bundesliga: Bayern Munique iguala recorde e afunda Borussia Dortmund (2-1)

Jogadores do Bayern Munique celebram golo
Jogadores do Bayern Munique celebram goloADAM PRETTY / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP

O Bayern de Munique venceu o 113.º Der Klassiker da Bundesliga, derrotando o Borussia Dortmund por 2-1 e igualando o recorde alemão do conjunto da Vestfália de 11 vitórias consecutivas em todas as competições no arranque de uma temporada.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Desde o apito inicial, os bávaros mostraram porque são vistos como uma equipa potencialmente invencível. Joshua Kimmich obrigou Gregor Kobel a uma boa defesa de longa distância, antes de o guarda-redes do Dortmund realizar uma dupla intervenção a remates de Michael Olise e Luis Díaz.

Esses lances serviram apenas de prelúdio para o primeiro golo do Bayern, que surgiu aos 22 minutos: Harry Kane antecipou-se a toda a defesa para desviar, de cabeça, um canto cobrado por Kimmich ao primeiro poste, sem hipótese para Kobel.

Foi o 12.º golo de Kane na presente edição da Bundesliga e o efeito foi imediato. O Bayern controlou o resto da primeira parte sem grandes sobressaltos, mas o Dortmund regressou do intervalo com outra atitude. Felix Nmecha esteve perto do empate, com um cabeceamento que passou a rasar o poste, e pouco depois Karim Adeyemi desperdiçou uma ocasião de ouro, escorregando no momento do remate quando estava em posição privilegiada na área.

Os principais destaques da partida
Os principais destaques da partidaOpta by Stats Perform

Os visitantes sentiram o desperdício e acabaram por ser castigados a 10 minutos do final, num lance infeliz. Jobe Bellingham cortou inicialmente um cruzamento de Díaz, mas demorou demasiado tempo a aliviar, permitindo a Olise aparecer em carrinho e empurrar a bola para o fundo da baliza.

Niko Kovač respondeu com substituições, que talvez desejasse ter feito mais cedo, já que Julian Brandt reduziu de imediato, desviando com sucesso um cruzamento de Julian Ryerson.

O golo reanimou o Dortmund e trouxe emoção aos minutos finais, mas o empate acabou por não surgir. Com este resultado, o Borussia já está a sete pontos do Bayern. Ainda assim, o Borussia não deve encarar a derrota como um golpe fatal: na época 2022/23 chegou a estar nove pontos atrás e ainda lutou pelo título até à última jornada, perdendo-o apenas pela diferença de golos.

Determinado a manter a coroa por mais tempo, o Bayern reforça assim a sua condição de equipa com a mais longa série invicta entre os cinco principais campeonatos europeus, ao mesmo tempo que coloca fim a uma sequência de três jogos sem vencer o seu grande rival.