Bundesliga: Bayern reforça liderança (3-2), Rodrigo Ribeiro marca na vitória do Augsburgo (2-3)

Rodrigo Ribeiro celebrou golo pelo Augsburgo
Rodrigo Ribeiro celebrou golo pelo AugsburgoSELIM SUDHEIMER / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O Bayern Munique, líder da Bundesliga, ainda sofreu um susto, mas bateu o Eintracht Frankfurt, por 3-2, com mais um bis de Harry Kane. Também a contar para a jornada 23 da prova, o Augsburgo, com Rodrigo Ribeiro na lista de marcadores, venceu (2-3) no terreno do Wolfsburgo, ao contrário do Bayer Leverkusen, que foi derrotado (1-0) em casa do Union Berlim sem o lesionado Diogo Leite.

Bayern Munique 3-2 Eintracht Frankfurt

O Bayern Munich abriu uma vantagem de nove pontos no topo da Bundesliga após a vitória sobre o Eintracht Frankfurt na Allianz Arena, resultado que prolongou para oito jogos a série sem vitórias fora de casa das águias.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A sensação de invencibilidade do Bayern, já evidente na goleada por 3-0 ao Werder Bremen na semana anterior, voltou a confirmar-se aqui, com um padrão de jogo que colocou desde cedo os anfitriões em total controlo. O Frankfurt tinha dificuldades em sair da própria área, quanto mais do seu meio-campo, e embora as oportunidades tenham demorado a surgir, a equipa de Vincent Kompany não precisou de muito tempo para marcar. Um canto foi apenas aliviado para a entrada da área, onde Aleksandar Pavlović apareceu para rematar de primeira e marcar, ainda que Kauã Santos pudesse ter feito melhor, já que ainda tocou na bola.

O Rekordmeister precisou de apenas quatro minutos para ampliar a vantagem, novamente após um canto. O cruzamento de Michael Olise pela esquerda foi desviado ao primeiro poste por Josip Stanišić para Harry Kane, que cabeceou para o seu 27.º golo na Bundesliga esta época. O jogo parecia já muito inclinado contra a equipa de Albert Riera, que viu Jamal Musiala rematar ao lado, antes de Jean-Mattéo Bahoya conseguir o único remate enquadrado dos visitantes na primeira parte, facilmente resolvido pelo guarda-redes suplente Jonas Urbig.

Após o intervalo, as oportunidades continuaram a surgir para a baliza do Frankfurt, com Olise, Luis Díaz e Kane negados por Santos, antes de Olise rematar ligeiramente ao lado. Riera respondeu com uma tripla substituição perto da hora de jogo que quase deu resultado imediato, já que Jonathan Burkardt viu um chapéu sobre Urbig embater no poste. O Bayern aproveitou o aviso, com Kane a marcar novamente, desta vez de fora da área com o pé esquerdo, alcançando o seu 90.º golo na Bundesliga.

A tarde perfeita de Kane ficou manchada quando cometeu penálti após uma falta involuntária sobre Oscar Højlund que Burkardt converteu, dando esperança aos visitantes. O Frankfurt continuou a pressionar e reduziu pouco depois, quando um passe lateral muito arriscado de Joshua Kimmich na própria área foi intercetado por Arnaud Kalimuendo, que finalizou para a baliza deserta. O antigo médio do Bayern Mario Götze ainda rematou por cima naquela que foi a melhor oportunidade para empatar, com esta derrota a deixar a equipa de Riera a oito pontos do top-6.

O Bayern mantém-se confortavelmente na liderança da Bundesliga, mas outra segunda parte menos conseguida não é a melhor forma de preparar o clássico da próxima semana frente ao Borussia Dortmund.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Wolfsburgo 2-3 Augsburgo

A lutar para fugir à despromoção, o Wolfsburgo soma agora seis jogos sem vencer, após a derrota frente ao Augsburgo na Volkswagen Arena.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Os anfitriões estiveram em desvantagem durante grande parte da primeira parte, com os Fuggerstädter a controlarem as operações iniciais. Apesar de não abundarem oportunidades, a melhor surgiu aos 11 minutos, quando o cabeceamento de Rodrigo Ribeiro após um canto desviou em Yannick Gerhardt e embateu na barra. O Wolfsburgo cresceu com o passar do tempo e um cruzamento de Christian Eriksen para Lovro Majer passou por cima da baliza, numa boa oportunidade criada pelo dinamarquês.

Ainda assim, Die Wölfe adiantaram-se poucos minutos antes do intervalo: canto de Eriksen e cabeceamento certeiro de Gerhardt, que desviou ao primeiro poste e bateu Finn Dahmen. Depois de uma entrada forte do Augsburgo na segunda parte, os visitantes empataram perto da hora de jogo. A jogada nasceu de uma boa combinação entre o português Rodrigo Ribeiro e Alexis Claude-Maurice, com uma tabela no último terço a permitir ao jogador cedido pelo Sporting finalizar perante Kamil Grabara.

Pouco depois do empate, o Augsburgo quase consumou a reviravolta, quando Keven Schlotterbeck descobriu Claude-Maurice com um excelente passe. O cruzamento do atacante foi, porém, agarrado por Grabara. O aviso bastou ao Wolfsburgo, que voltou para a frente do marcador minutos depois: Mohamed Amoura recuperou a bola e arrancou para a baliza, optando por assistir o suplente Kento Shiogai, que conseguiu finalizar apesar da bola ter ficado atrás de si.

Quando os da casa pareciam encaminhar os três pontos, o Augsburgo conquistou uma grande penalidade. O braço de Denis Vavro estava levantado e a bola, na sequência de um canto, embateu no defesa. O árbitro assinalou de imediato penálti, convertido com qualidade por Michael Gregoritsch, que enganou Grabara.

O Augsburgo partiu o coração dos adeptos da casa já perto do fim. Claude-Maurice voltou a estar envolvido, aguardando pela chegada dos colegas antes de servir o antigo jogador do Wolfsburgo Elvis Rexhbeçaj, cujo remate de primeira encontrou o canto inferior e desencadeou a festa visitante. A equipa conseguiu segurar a vantagem até final, somando a quarta vitória nos últimos cinco jogos, enquanto o Wolfsburgo deverá terminar o dia com a pior defesa caseira da Bundesliga.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Union Berlim 1-0 Bayer Leverkusen

O Union Berlin pôs fim ao arranque sem vitórias em 2026 ao conquistar um suado triunfo por 1-0 em casa frente ao Bayer Leverkusen, naquele que foi o primeiro sucesso no confronto direto desde janeiro de 2021.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O Union procurava interromper uma série negativa que vinha a agravar os receios de despromoção, mas pela frente tinha um Leverkusen que vencera seis dos últimos sete jogos em todas as competições, incluindo o triunfo por 0-2 fora diante do Olympiacos na primeira mão do play-off da Liga dos Campeões a meio da semana. Apesar de o encontro na Grécia ter ocorrido menos de 72 horas antes, a equipa de Kasper Hjulmand entrou bem, num jogo inicialmente muito interrompido na capital alemã.

Após dois cartões amarelos nos primeiros minutos, o Union foi obrigado a mexer cedo: aos 11 minutos, Janik Haberer saiu lesionado e deu lugar a Christopher Trimmel. Apesar de dominar a posse, o Werkself teve dificuldades para desmontar a defesa adversária e chegou ao intervalo em desvantagem. Um passe longo de Ajoscha Kemlein causou confusão na defesa do Leverkusen e permitiu a Rani Khedira aproveitar para marcar o segundo golo em quatro jogos.

A segunda parte demorou a ganhar ritmo, com as dificuldades visitantes a manterem-se. A primeira oportunidade surgiu quando Ibrahim Maza conduziu até à área e rematou, mas Frederik Rønnow respondeu com uma boa defesa. Insatisfeito, Hjulmand promoveu uma tripla substituição perto da hora de jogo, lançando os goleadores da semana anterior Patrik Schick e Ernest Poku, mas sem efeito prático, já que a defesa do Union manteve-se sólida.

A equipa da casa controlou a última meia hora sem grandes sobressaltos, com o Leverkusen a conseguir apenas um remate enquadrado ao longo dos 90 minutos, possivelmente já com o pensamento nos compromissos europeus. A derrota complica a luta pelo top-4, deixando a equipa a três pontos do Estugarda. Já o Union sobe para a metade superior da tabela com a primeira vitória em mais de dois meses.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Colónia 2-2 Hoffenheim