Bundesliga: Borussia Dortmund de Fábio Silva vence Werder Bremen (3-0), Mainz bate Heidenheim (2-1)

Schlotterbeck abriu caminho ao triunfo do Borussia Dortmund
Schlotterbeck abriu caminho ao triunfo do Borussia DortmundSASCHA SCHUERMANN / AFP

O Borussia Dortmund, com Fábio Silva a titular, manteve-se invicto em casa na Bundesliga esta temporada, derrotando o Werder Bremen por 3-0, e prolongando a série sem vitórias dos visitantes para seis jogos (2 empates e 4 derrotas). Já Urs Fischer está invicto nos seus primeiros seis jogos como treinador principal do Mainz, depois de a sua equipa ter derrotado o Heidenheim por 2-1 na MEWA Arena, na Bundesliga, conquistando a sua primeira vitória em casa na Bundesliga.

Borussia Dortmund 3-0 Werder Bremen

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O adiamento do fim de semana prolongou as férias de inverno do Werder Bremen, e a equipa certamente parecia mais revigorada nos primeiros minutos, com Justin Njinmah a testar Gregor Kobel e Marco Grüll a enviar um remate de longe que passou por cima da barra. Mas o Dortmund cresceu no jogo e, depois de Carney Chukwuemeka e Fábio Silva trabalharem lindamente em conjunto para ganhar um canto, Julian Ryerson fez um lançamento maravilhoso para Nico Schlotterbeck cabecear para o fundo da baliza, aos 11 minutos.

Tal como no emocionante jogo de sexta-feira, em Frankfurt, com seis golos, o Die Borussen continuou a conceder oportunidades, deixando Njinmah ultrapassar a armadilha do fora de jogo pouco depois, e apenas Kobel, com uma grande defesa, manteve a vantagem dos anfitriões. Essa oportunidade aos 18 minutos seria a última tentativa à baliza de ambas as equipas durante mais 18 minutos, quando um remate de Marcel Sabitzer, de longe, foi defendido por Mio Nagata, com a primeira parte a chegar ao fim, o que não incomodou o Dortmund, já que quatro das suas cinco vitórias anteriores em casa na Bundesliga tinham-no visto a vencer por 1-0 ao intervalo.

O Die Grün-Weißen teve a melhor parte nos primeiros minutos do segundo tempo, com Kobel a ter de estar atento ao poste mais próximo para defender um remate de Romano Schmid. Mas, mais uma vez, essa pressão não pôde ser mantida e, 10 minutos após o reinício, os anfitriões tiveram uma grande ocasião de marcar o segundo golo, quando Fábio Silva passou para Beier, mas Nagata reagiu bem ao remate inicial e nenhum dos atacantes conseguiu converter a bola na recarga. Os anfitriões voltaram a estar perto de marcar quando Sabitzer rematou de primeira, mas a bola passou por cima da barra. O jogo entrou no último quarto de hora com apenas um golo de diferença.

Mas a 15 minutos do fim, a equipa de Horst Steffen não deu ouvidos ao aviso de Sabitzer, dando ao austríaco espaço suficiente à entrada da área para rematar com precisão para o canto inferior da baliza. O Dortmund havia vencido os dois jogos anteriores em casa por 2-0, mas encerrou essa sequência no final, quando Jobe Bellingham bloqueou a tentativa de Amos Pieper de afastar a bola da sua área, permitindo que Serhou Guirassy pegasse a bola solta e rematasse para bater Nagata.

É a décima vitória da temporada para a equipa que ocupa o segundo lugar, e nove delas foram sem sofrer golos. O Werder Bremen, por sua vez, perdeu todos os quatro jogos fora de casa contra equipas que começaram esta ronda entre as oito primeiras, por uma margem de pelo menos dois golos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Mainz 2-1 Heidenheim

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Apesar de um início positivo no cargo, Urs Fischer ainda chegava a este encontro no comando de uma equipa que ocupava a última posição da primeira divisão alemã. No entanto, a visita do Heidenheim, também na zona de despromoção, deu-lhe a oportunidade perfeita para conquistar a sua segunda vitória no comando, e a sua equipa mostrou-se cheia de energia durante a primeira parte, criando a primeira oportunidade do jogo, quando um remate forte de longe de Nikolas Veratschnig exigiu uma grande defesa de Diant Ramaj.

A equipa de Frank Schmidt também entrou neste encontro em boa forma, tendo conquistado sete pontos nos cinco jogos anteriores, e começou a criar perigo quando o jogo se aproximava da meia hora. A melhor oportunidade foi para Benedikt Gimber, cujo remate de dentro da área foi defendido por Daniel Batz. No entanto, foi um erro do Heidenheim que ajudou o Mainz a assumir a liderança pouco depois. Um alívio de Ramaj caiu diretamente nos pés de Jae-sung Lee, cujo cruzamento para o segundo poste foi aproveitado pelo capitão Silvan Widmer, que estava sem marcação.

Tendo terminado o primeiro tempo em vantagem, o Mainz estava ansioso por aumentar a diferença no início da segunda parte, o que conseguiu cinco minutos após o reinício. Nadiem Amiri tem sido um dos poucos destaques do Nullfünfer numa temporada difícil até agora, e deu mais uma prova da sua habilidade ao marcar após uma tabela com Phillip Tietz, contratado em janeiro, para dobrar a vantagem da sua equipa. Pouco depois, apenas uma defesa fantástica de Ramaj impediu Armindo Sieb de ampliar ainda mais a vantagem.

O Heidenheim não tinha oferecido quase nada até aos 60 minutos de jogo, mas, do nada, reduziu a desvantagem. Um contra-ataque rápido encontrou Arijon Ibrahimović, e o seu remate foi desviado para Stefan Schimmer, que aproveitou o ressalto 120 segundos após entrar em campo. Esse golo certamente animou a equipa visitante, que parecia cada vez mais perigosa à medida que o jogo avançava, mas ainda assim teve dificuldades para criar oportunidades claras, com Adrian Beck a rematar por cima da barra, na melhor ocasião que teve para empatar.

No final, a tentativa de recuperação do Heidenheim nunca ganhou força, com apenas um remate desviado de Ibrahimović, que bateu na parte de baixo da barra, a ameaçar negar os três pontos ao Mainz. Com este resultado, o Mainz sai da zona de despromoção e passa para o lugar de play-off de despromoção por diferença de golos, apesar de ter jogado mais dois jogos do que o St. Pauli, que ocupa o 17.º lugar.

Entretanto, o Heidenheim substitui o St. Pauli no 18.º lugar e, após esta última derrota, soma apenas uma vitória fora de casa nesta temporada.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform