Mais

Bundesliga: Borussia Dortmund estraga despedida de Xabi Alonso e vence Bayer Leverkusen (2-4)

A festa dos jogadores do Borussia Dortmund
A festa dos jogadores do Borussia DortmundLARS BARON / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O Borussia Dortmund conseguiu a vitória que precisava para ficar a um ponto do grupo dos quatro primeiros da Bundesliga, vencendo o Bayer Leverkusen por 2-4 e estragando a festa do último jogo em casa de Xabi Alonso no comando do clube.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Apesar de estar fora da corrida até à 27.ª jornada, cinco vitórias nas últimas seis rondas catapultaram o Dortmund para a luta pelo topo da tabela, mas garantir uma vitória crucial sobre o campeão da temporada passada nunca seria fácil. O Leverkusen - impulsionado pelo ameaçador Florian Wirtz - dominou as primeiras trocas de bola e obrigou Gregor Kobel a uma série de defesas, e manteve-se na liderança até marcar o golo inaugural, pouco depois da meia hora. Wirtz trocou passes com Jeremie Frimpong, permitindo que este último rematasse de pé esquerdo ao ângulo superior.

 

Todos os jogadores do Leverkusen correram para abraçar Xabi Alonso, que deixará o clube no final da temporada, mas a comemoração durou pouco. Pouco mais de um minuto depois, Pascal Gross tocou para Karim Adeyemi na linha de fundo direita, e o atacante da seleção alemã tocou uma bola inteligente para Julian Brandt marcar.

Foi a primeira oportunidade do Dortmund, que voltou a castigar o desperdício dos anfitriões com o golo seguinte. A bola de Brandt foi ajudada por Gross para Julian Ryerson, que não deu qualquer hipótese a Lukas Hradecky, com um potente remate rasteiro para o canto oposto.

Mais defesas de Kobel - e um remate à barra de Amine Adli - mantiveram o Dortmund na frente ao intervalo, e poderiam facilmente ter duplicado a sua vantagem quando Adeyemi quase acertou na bola de Daniel Svensson na cara do golo. Xabi Alonso introduziu Patrik Schick na tentativa de responder, mas a sua equipa acabou por capitular e o Leverkusen sofreu a sua pior derrota em casa desde que o espanhol assumiu o comando. Adeyemi rematou cruzado para o canto superior de Hradecky, depois de ter sido lançado por uma bola penetrante de Brandt, e Serhou Guirassy aproveitou um erro para enterrar a bola no poste mais próximo, fazendo dele o melhor marcador do campeonato entre todos os jogadores numa época de estreia no Borussia Dortmund.

O Leverkusen não estava no seu dia, mas acabou por conseguir um golo de consolação quando o suplente Jonas Hofmann cabeceou o cruzamento de trivela de Wirtz.

A vitória coloca o Dortmund apenas um ponto atrás do quarto classificado, o Friburgo, mas mesmo apesar da diferença de golos muito superior, Niko Kovač saberá que uma vitória é provavelmente necessária contra o despromovido Holstein Kiel no próximo fim de semana.

Enquanto isso, a maioria dos pontos de discussão em Leverkusen gira em torno da próxima temporada, com o técnico de Como, Cesc Fàbregas, sendo fortemente cotado para assumir as rédeas do clube quando Xabi Alonso sair no final desta campanha.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaOpta by Stats Perform