Bundesliga: Borussia Dortmund tem objetivos claros – e questões em aberto

Sebastian Kehl e Niko Kovac
Sebastian Kehl e Niko KovacČTK / imago sportfotodienst / David Inderlied

O Borussia Dortmund pretende reafirmar as suas ambições de Liga dos Campeões no regresso da Bundesliga. Após quase uma semana de estágio na Costa del Sol, a perspetiva de voltar ao rigoroso inverno alemão não é propriamente animadora. Ainda assim, a comitiva do Borussia Dortmund embarcou esta quinta-feira para Frankfurt cheia de vontade de trabalhar.

Pausa termina com grande jogo

Antes do regresso da Bundesliga, o Borussia Dortmund tem metas bem definidas: garantir novamente a qualificação para a Liga dos Campeões é a prioridade máxima, e manter o segundo lugar na tabela também está nos planos.

No entanto, para o reinício frente ao Eintracht, esta sexta-feira (19:30), o clube viaja com várias questões por resolver no plantel, fundamentais para o futuro.

Siga o Eintracht Frankfurt - Borussia Dortmund no Flashscore

Lesões e negociações contratuais

O treinador Niko Kovac só precisa de se preocupar, para já, com a possível ausência do seu guarda-redes Gregor Kobel, que teve de abandonar o estágio em Marbella, na Andaluzia, devido a doença, já na quarta-feira.

Kobel abandonou o estágio do Borussia Dortmund
Kobel abandonou o estágio do Borussia DortmundČTK / imago sportfotodienst / Bahho Kara

Além disso, os defesas Ramy Bensebaini, que está a disputar a Taça das Nações Africanas pela Argélia, e Aaron Anselmino (lesão muscular) também estão ausentes. Mas o que realmente preocupa a direção do Borussia Dortmund são os contratos a terminar de quatro jogadores-chave.

Os casos mais urgentes são os de Julian Brandt e Emre Can, que só têm vínculo até ao verão. O capitão Can deu recentemente sinais de que espera continuar. O clube quer também contar a longo prazo com Nico Schlotterbeck e Karim Adeyemi, ambos com contrato até 2027. Contudo, Schlotterbeck, em particular, tem mostrado muita hesitação em renovar.

Sem reforços previstos para o inverno

O diretor desportivo Sebastian Kehl afirmou que pretende convencer o jogador de 26 anos "com toda a força que este clube tem". Ainda assim, é preciso paciência, "os assuntos têm de amadurecer", disse Kehl, antecipando novas conversas.

Borussia quer manter Schlotterbeck a todo o custo
Borussia quer manter Schlotterbeck a todo o custoČTK / imago sportfotodienst / Bahho Kara

Ao contrário dos anos anteriores, não estão previstas negociações para possíveis entradas no mercado de inverno. Na altura, "talvez não tenhamos correspondido às expectativas desportivas e tivemos de lidar com várias lesões", recordou Kehl.

Niko Kovac correspondeu em grande parte às elevadas expectativas
Niko Kovac correspondeu em grande parte às elevadas expectativasCHRISTOF KOEPSEL / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Agora, a situação é diferente. O segundo lugar e os 32 pontos em 15 jogos deixam um balanço positivo. Mesmo que o Bayern já esteja nove pontos à frente e praticamente inalcançável – e apesar da instabilidade que surgiu após a eliminação da Taça frente ao Leverkusen em dezembro. O defesa Waldemar Anton, no entanto, preferiu falar em "pressão" em vez de instabilidade, e garantiu que "em Dortmund há sempre pressão".

Waldemar Anton, defesa do Dortmund
Waldemar Anton, defesa do DortmundSTEFAN KOOPS / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP