Bundesliga: Dortmund (1-2) e Hamburgo (0-2) vencem com assistências de Fábio Silva e Fábio Vieira

Fábio Silva saiu do banco para fazer a assistência decisiva
Fábio Silva saiu do banco para fazer a assistência decisivaRONNY HARTMANN / AFP

O Borussia Dortmund reforçou a luta pelo título da Bundesliga depois de vencer (1-2) em casa do Wolfsburgo, para a 21.ª jornada, com assistência do internacional português Fábio Silva. Outro português em solo alemão, Fábio Vieira, também fez o passe para um dos golos do Hamburgo no triunfo (0-2) diante do Heidenheim.

Wolfsburgo 1-2 Dortmund

O Borussia Dortmund mostrou caráter de potencial campeão ao somar a quinta vitória consecutiva na Bundesliga, triunfando na deslocação ao terreno do Wolfsburgo, na Volkswagen Arena.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Depois de ter aproveitado a perda de pontos do Bayern Munique na semana passada, o Dortmund sabia que tinha a oportunidade de exercer ainda mais pressão sobre o líder da Bundesliga com um triunfo aqui, antes do jogo dos bávaros frente ao Hoffenheim. Ainda assim, foi a equipa da casa quem se mostrou mais perigosa na primeira parte, e o Wolfsburgo teve uma ocasião soberana para inaugurar o marcador a meio do primeiro tempo, quando Mohamed Amoura surgiu isolado, mas, apesar de estar cara a cara com o guarda-redes, atirou por cima e ao lado.

A formação visitante dominava a posse de bola, mas só à meia hora criou a primeira verdadeira oportunidade, quando Julian Ryerson foi servido na área e, com tempo para decidir, revelou falta de frieza ao rematar muito por cima. Um minuto depois, Ryerson voltou a estar em evidência, desta vez ao assistir Maximilian Beier, cujo remate desviou na trave. O Dortmund intensificou a pressão à medida que o intervalo se aproximava e acabou por fazer valer esse ascendente aos 38 minutos, com Julian Brandt a cabecear de forma brilhante ao primeiro poste, na sequência de um canto cobrado por Ryerson.

Antes do apito inicial, 11 dos últimos 12 jogos do Wolfsburgo tinham terminado com golos de ambas as equipas, e essa tendência voltou a confirmar-se sete minutos após o recomeço, quando Konstantinos Koulierakis se elevou mais alto para cabecear para o fundo das redes na sequência de um livre cobrado por Christian Eriksen. A equipa de Niko Kovač teve dificuldades em reassumir o controlo na segunda parte, com os anfitriões a ficarem mais perto do segundo golo da tarde quando Amoura voltou a surgir isolado perante Gregor Kobel, mas, uma vez mais, desperdiçou a oportunidade ao rematar à figura do guarda-redes. O Wolfsburgo estava por cima na reta final e, aos 80 minutos, esteve muito perto de marcar, mas o cabeceamento do suplente Lovro Majer embateu na trave.

O treinador do Wolfsburgo, Daniel Bauer, ficou naturalmente frustrado depois de a sua equipa ter dominado a segunda parte e se ter visto em desvantagem já nos minutos finais. Fábio Silva assistiu Serhou Guirassy, que colocou a bola colocada no canto mais distante com o seu único remate enquadrado no encontro, garantindo uma vitória vital para os aurinegros. O golo decisivo tardio foi um duro golpe para o Wolfsburgo, que procura evitar a descida ao segundo escalão alemão pela primeira vez desde 1997. Já o Dortmund está agora a apenas três pontos do Bayern, na perseguição ao primeiro título de campeão desde 2011/12.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Heidenheim 0-2 Hamburgo

O Hamburgo tornou-se o último clube da Bundesliga a conquistar uma vitória fora de casa no campeonato esta época, ao vencer o lanterna-vermelha Heidenheim, na Voith-Arena.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A tentar sair do fundo da tabela, foi o Heidenheim quem entrou melhor na partida. Arijon Ibrahimović acelerou pela esquerda e encontrou Niklas Dorsch, que rodou sobre si e rematou à baliza, mas Daniel Fernandes voou para a esquerda e desviou para canto. Tirando esse lance, a primeira meia hora foi surpreendentemente morna, sobretudo tendo em conta que apenas um dos últimos 11 jogos do Heidenheim na Bundesliga teve menos de três golos no total — mas percebeu-se facilmente por que razão estas duas equipas ainda aguardavam pela primeira vitória no campeonato em 2026.

Até que Albert Sambi Lokonga disparou um remate potente, brilhantemente defendido por Diant Ramaj, antes de Fábio Vieira atirar por cima já dentro da área. O ritmo parecia ter baixado na reta final da primeira parte, mas isso levou a alguma complacência da equipa da casa, permitindo ao Hamburgo adiantar-se já nos descontos. O estreante Philip Otele abriu na esquerda para Ransford-Yeboah Königsdörffer e o ganês, em vez de fletir para dentro, ganhou a linha ao seu marcador e desferiu um remate fortíssimo de pé esquerdo, que entrou junto ao poste mais distante.

O jogo manteve-se relativamente repartido no início da segunda parte, mas só nos últimos 15 minutos voltaram as verdadeiras ocasiões de golo. Daniel Fernandes acabara de realizar duas defesas de grande nível, negando cabeceamentos de Patrick Mainka e Eren Dinkçi, quando o Hamburgo castigou o adversário com o segundo golo. Fábio Vieira arrancou pela direita em contra-ataque e cruzou rasteiro para o recém-entrado Rayan Philippe, que não falhou à boca da baliza. Para piorar a situação dos anfitriões, um possível golo de honra foi anulado poucos minutos depois, quando foi assinalado fora de jogo na construção do lance que terminou com o remate certeiro de Stefan Schimmer.

O Heidenheim já não conseguiu reagir nos minutos finais, somando a terceira derrota da temporada frente aos Die Rothosen e o oitavo jogo consecutivo sem vencer. A primeira vitória do Hamburgo em sete jornadas da Bundesliga pode revelar-se crucial na luta pela manutenção, embora a equipa continue apenas três pontos acima do lugar de play-off. Já o Heidenheim afasta-se dessa posição e, talvez mais preocupante para Frank Schmidt, soma agora quatro jogos caseiros consecutivos sem ganhar, a sua pior série da época.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Friburgo 1-0 Werder Bremen

Mainz 2-0 Augsburgo

St. Pauli 3-1 Estugarda