Bundesliga: Dortmund consegue reviravolta sobre o Heidenheim (3-2)

Serhou Guirassy em ação pelo Dortmund
Serhou Guirassy em ação pelo DortmundCHRISTOF KOEPSEL / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

O percurso aparentemente inevitável do Bayern Munique rumo ao título da Bundesliga já não é uma certeza, pois o Borussia Dortmund reduziu a diferença no topo da Liga para seis pontos ao vencer o Heidenheim por 3-2, depois de recuperar de uma desvantagem.

Dortmund 3-2 Heidenheim

Avaliação dos jogadores
Avaliação dos jogadoresFlashscore

Dortmund tinha marcado exatamente três golos em cada um dos seus últimos quatro jogos da Bundesliga, mas desta vez teve dificuldades em criar oportunidades nos primeiros 20 minutos. Na verdade, o único remate à baliza surgiu por intermédio de Serhou Guirassy, cujo remate potente, após fletir para dentro, foi travado por Diant Ramaj.

A meio da primeira parte, Heidenheim pensou que tinha chegado à vantagem de forma surpreendente quando Patrick Mainka empurrou a bola para dentro da baliza, mas foi considerado que fez falta sobre Gregor Kobel enquanto o suíço tentava agarrar o cruzamento. 

Kobel foi o herói da equipa da casa aos 26 minutos, ao segurar a recarga de Eren Dinkci quando o golo parecia inevitável. Os Schwarzgelben voltaram rapidamente a assumir o controlo, com Nico Schlotterbeck a desperdiçar uma oportunidade num canto e o chapéu de Guirassy a ser travado pela barra.

Os anfitriões conseguiram finalmente desbloquear o marcador quando Ramaj não conseguiu segurar um canto, deixando a bola nos pés de Waldermar Anton, que rematou com força para o fundo das redes. No entanto, a vantagem foi anulada mesmo ao cair do pano da primeira parte, quando Mathias Honsak acelerou pela esquerda e cruzou para Julian Niehues, que à segunda tentativa conseguiu marcar.

O FCH entrou na segunda parte com renovada confiança e uma cara nova, já que Frank Schmidt lançou Arijon Ibrahimovic, e essa alteração foi recompensada em apenas três minutos.

O extremo serpenteou pela defesa da casa na ala antes de recuar a bola para Niehues, que rematou forte, batendo Kobel a cerca de 25 metros da baliza. Foi apenas a segunda vez que o Heidenheim marcou mais do que um golo fora de casa esta época, e deveria ter chegado ao terceiro antes da hora de jogo, quando Marvin Pieringer falhou um cabeceamento livre a apenas quatro metros da baliza.

O Dortmund parecia ter desperdiçado a oportunidade de empatar aos 65 minutos, quando Guirassy rodou e rematou forte, mas Ramaj defendeu; no entanto, o VAR detetou uma mão de Niklas Dorsch dois minutos antes.

O árbitro Matthias Jollenbeck assinalou grande penalidade, e Guirassy conseguiu bater Ramaj, que ainda tocou na bola. Pouco depois, a reviravolta ficou completa, com Maximilian Beier a aproveitar a velocidade pela esquerda e a servir Guirassy, que voltou a bater Ramaj, desta vez sem hipótese.

O avançado teve a oportunidade perfeita para completar o hat-trick nos últimos 10 minutos, ao ser derrubado por Tim Siersleben, mas acabou por atirar o segundo penálti por cima da barra. Três golos foram suficientes para o BVB, que soma agora 12 jogos consecutivos sem perder na Liga, mantendo viva a perseguição à Meisterschale.

O Heidenheim, por sua vez, continua à espera de uma vitória nos duelos diretos e está a cinco pontos da zona de segurança, no fundo da tabela.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform