Acompanhe o arranque da 21.ª jornada no Flashscore
Depois de o Bayern ter realizado a melhor primeira metade de sempre de uma época na Bundesliga, mais um título parecia apenas uma formalidade.
No entanto, a surpreendente derrota caseira do Bayern frente ao Augsburgo – a primeira derrota na Bundesliga em dez meses – juntamente com um empate suado em Hamburgo no último sábado, permitiram ao Dortmund de Niko Kovac aproximar-se.
O Dortmund joga no sábado no terreno do instável Wolfsburgo, um dia antes do Bayern receber o Hoffenheim em grande forma.
Uma vitória do Dortmund deixaria a equipa a apenas três pontos do Bayern – pelo menos durante 24 horas – aumentando a pressão sobre os bávaros, que continuam em três frentes esta época.
O atual registo de 45 pontos em 20 jogos é o melhor do Dortmund nesta fase da época desde a temporada 2018/19, sendo que o conjunto da Vestfália recebe o Bayern no final de fevereiro, num encontro que pode ser decisivo na luta pelo título.
Sempre cauteloso, o treinador do Dortmund, Niko Kovac, afirmou que a sua equipa precisava de se concentrar em controlar aquilo que está ao seu alcance nas próprias exibições.
"Podemos decidir o nosso próprio destino, garantindo que os outros não nos apanham. Não podemos decidir o destino dos outros. Estamos a seis pontos e só defrontamos o Bayern Munique uma vez. Mas se houver mais em jogo do que isso, podem ter a certeza de que vamos dar tudo", disse Kovac sobre a luta com o Bayern.
A única derrota do Dortmund nesta Bundesliga foi precisamente frente ao Bayern, por 2-1, num jogo em que os visitantes tiveram várias oportunidades para, pelo menos, empatar.
No triunfo caseiro por 3-2 no domingo frente ao último classificado, o Heidenheim, o Dortmund esteve em desvantagem e podia facilmente ter deixado escapar pontos nos minutos finais.
Contra o penúltimo classificado, o St. Pauli, em janeiro, o Dortmund chegou a estar a vencer por dois golos, mas precisou de um penálti nos descontos para garantir a vitória.
"Como treinador, não posso estar focado no resultado, vejo o jogo em si", afirmou Kovac.
Os comandados de Kovac estariam muito mais próximos dos bávaros se conseguissem segurar as vantagens. Os finalistas da Liga dos Campeões 2024 já deixaram escapar 10 pontos na Bundesliga depois de estarem a vencer nos últimos 20 minutos.
O adversário do Bayern, o Hoffenheim, era candidato à descida na época passada, mas subiu ao terceiro lugar nesta edição. Venceu 11 dos últimos 14 jogos na Liga, perdendo apenas uma vez.
Jogador a seguir: Grischa Promel (Hoffenheim)
O verdadeiro motor da impressionante ascensão do Hoffenheim, de candidato à descida ao terceiro lugar, tem sido a entrega incansável do médio Grischa Promel.
Promel participou em todos os 20 jogos do Hoffenheim na Bundesliga esta época, marcou seis golos e fez duas assistências.
O médio, de 31 anos, tem estado em tão bom plano que já se fala dele como possível surpresa na convocatória da Alemanha para o Mundial 2026, mas o próprio garante que "não está a pensar tão à frente".
Em declarações ao site da Bundesliga na sexta-feira, Promel afirmou que o adversário de domingo, o Bayern, "está numa Liga à parte", mas acrescentou: "O mais importante é acreditarmos em nós próprios e no facto de podermos sair de Munique com algo positivo."

Estatísticas:
22 – Os 22 golos de Harry Kane na Bundesliga igualam a melhor marca de Kylian Mbappé nas cinco principais Ligas europeias, embora o francês tenha disputado mais um jogo.
73 – Em 34 partidas – uma época completa da Bundesliga – desde que Kovac assumiu o comando do Dortmund, o clube somou 73 pontos, o suficiente para conquistar a Liga em 2022/23.
50 000 – Na quarta-feira, os sub-19 do FC Colónia esgotaram o seu estádio Muengersdorfer para um jogo da UEFA Youth League, batendo o anterior recorde da competição por quase 10 000 adeptos.
