Mais

Bundesliga: Dortmund mete a segunda (0-2), Tiago Tomás na derrota do Estugarda (3-1)

Guirassy celebra pelo Dortmund
Guirassy celebra pelo DortmundTHOMAS KIENZLE / AFP
O Dortmund (Fábio Silva lesionado) somou a segunda vitória consecutiva na visita ao frágil Heidenheim e subiu, de forma provisória, ao topo da Bundesliga. Tiago Tomás saiu do banco, mas não conseguiu evitar a derrota do Estugarda diante do Friburgo. Conrad Harder fez a estreia pelo RB Leipzig.

Heidenheim 0-2 Dortmund

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de perder os dois primeiros jogos da temporada, as esperanças do Heidenheim de conquistar os primeiros pontos sofreram um duro golpe quando Budu Zivzivadze foi expulso a meio do primeiro tempo. O árbitro não teve outra escolha a não ser expulsar o avançado por uma entrada com os pitões para cima em Felix Nmecha, dando aos visitantes uma vantagem numérica durante a maior parte da partida. O Dortmund sentiu o cheiro de sangue e logo passou à frente com o avançado Guirassy, que se destacou ao cabecear um cruzamento convidativo de Julian Ryerson para marcar o seu quarto golo na liga nesta temporada. 

O Heidenheim pensava que tinha pelo menos chegado ao intervalo com uma desvantagem de um golo, até que Maximilian Beier duplicou a vantagem do Dortmund nos descontos, empurrando a bola para o fundo das redes após um passe preciso de Karim Adeyemi. Enfrentando uma tarefa nada invejável na segunda parte, o Heidenheim ameaçou recuperar quando um remate forte de longe de Arijon Ibrahimović obrigou Gregor Kobel a desviar por cima da barra. 

Do ponto de vista do Dortmund, houve uma clara queda na intensidade no segundo tempo, com os jogadores de Niko Kovač a abrandarem o ritmo, talvez com um olho na preservação de energia para a estreia na Liga dos Campeões, em meados da semana, contra a Juventus. Dito isto, os visitantes ainda tiveram oportunidades para aumentar a vantagem no final da partida, com Carney Chukwuemeka e Nmecha a falharem o alvo em posições promissoras.

Não houve terceiro golo, mas o Die Schwarzgelben pelo menos comemorou duas partidas consecutivas sem sofrer golos e uma vitória que estende a sua série invicta no campeonato para 11 partidas (9 vitórias e 2 empates). Quanto ao Heidenheim, que passa por dificuldades, vai terminar a jornada como o único emblema da Bundesliga sem nenhum ponto conquistado nesta temporada. 

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Friburgo 3-1 Estugarda

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Friburgo chegou ao confronto após um início miserável na Bundesliga, perdendo as duas primeiras partidas de forma convincente. No entanto, apesar da óbvia vontade de virar a época diante dos seus adeptos, foi o Estugarda que começou melhor e abriu o placar aos 20 minutos com uma jogada mágica do avançado bósnio Ermedin Demirović, que recebeu um cruzamento de Jamie Leweling, controlou a bola e chutou de calcanhar no canto.

A equipa da casa cresceu no jogo após ficar em desvantagem e começou a procurar o empate, chegando perto pouco antes da marca de meia hora, quando um remate rasteiro de Jan-Niklas Beste de dentro da área foi defendido com facilidade por Alexander Nübel. O restante do primeiro tempo teve poucas oportunidades de golo, com o Estugarda a ir para o intervalo com uma vantagem mínima.

O Breisgau-Brasilianer começou bem a segunda parte, com Lukas Kübler a criar duas ocasiões de golo. Embora a primeira tentativa tenha saído por cima da baliza, obrigou o guarda-redes a fazer uma defesa com um remate cruzado alguns minutos depois. A equipa de Julian Schuster conseguiu finalmente empatar o jogo, com um golo do suplente e estreante Igor Matanović, que desviou um cruzamento de Kübler para o canto superior esquerdo com um remate brilhante. 

O jogo virou completamente a apenas três minutos do fim, quando os anfitriões conseguiram passar à frente pela primeira vez na partida, com o suplente Derry Scherhant a marcar com um remate espetacular de pé direito de um ângulo fechado. O Freiburg teve a oportunidade perfeita para garantir os pontos nos acréscimos, quando recebeu um penálti após falta de Finn Jeltsch em Johan Manzambi, e Mantanović cobrou com maestria. 

A única mancha para o Friburgo  foi a expulsão tardia de Manzambi, que recebeu um cartão vermelho direto por uma entrada alta em Ramon Hendriks. No entanto, o anfitrião segurou o resultado e garantiu os primeiros pontos na temporada, saindo da última posição na tabela. O Estugarda , por sua vez, ficará muito desapontado por perder dessa forma, considerando que esteve na frente por tanto tempo.

Os números da partida
Os números da partidaOpta bty Stats Perform

Outros resultados:

Mainz 0-1 RB Leipzig

Union Berlim 2-4 Hoffenheim

Wolfsburgo 3-3 Colónia