Bundesliga: Duelo entre Lennart Karl e Said El Mala sob o olhar de Julian Nagelsmann

Karl contra El Mala de olho no Mundial-2026
Karl contra El Mala de olho no Mundial-2026ČTK / imago sportfotodienst / Frank Hoermann / SVEN SIMON

Julian Nagelsmann, no meio dos seus preparativos para o Mundial-2026, já sabe bem para onde deve olhar. É seguro dizer que os olhos atentos do selecionador alemão vão estar, na noite desta quarta-feira, virados para Colónia-Müngersdorf. É lá que os candidatos ao Mundial mais discutidos do momento vão encontrar-se para fechar a primeira metade da Bundesliga: Lennart Karl e Said El Mala.

Karl, de 17 anos, do Bayern Munique, e El Mala, de 19, do Colónia, são as grandes revelações da época e já são vistos como o futuro do futebol alemão. Por isso, os dois jovens em ascensão vão estar sob especial atenção no confronto direto entre as suas equipas, esta quarta-feira (19:30). Principalmente para Nagelsmann, tendo em conta o Mundial deste verão.

Siga o Colónia - Bayern Munique no Flashscore

Elogios do diretor desportivo

"Só conta o rendimento. E eles têm-no mostrado até agora", sublinhou recentemente o diretor desportivo do DFB, Rudi Völler.

El Mala, que já estará na lista do Bayern Munique, foi chamado por Nagelsmann em novembro passado, depois de um início de época muito positivo em Colónia, mas acabou por não jogar. No caso de Karl, a chamada à seleção alemã parece ser apenas uma questão de tempo, tendo em conta a sua rápida afirmação como titular.

"Tenho a certeza de que Julian Nagelsmann observou o seu desempenho com atenção", afirmou Völler no domingo, no programa Sport1-Doppelpass, sobre Karl. El Mala, por sua vez, alia técnica a "velocidade e capacidade de remate", elogiou o dirigente de 65 anos: "Quando entra, corresponde. Se continuar a trabalhar, vai tornar-se titular em breve."

El Mala vai ter mais oportunidades como titular?

Enquanto Karl foi titular em oito dos últimos nove jogos, El Mala, apesar dos seus números impressionantes (sete golos, três assistências), tem sido quase sempre suplente. O treinador do Colónia, Lukas Kwasniok, explicou que prefere apostar nas qualidades de El Mala como "decisor de jogos".

Os adeptos, ao que parece, têm uma opinião diferente. Para além da série negativa de sete partidas sem vencer, o papel de El Mala também terá sido motivo para as recentes críticas dos ultras a Kwasniok. O treinador admitiu à RTL/ntv/sport.de que isso "teve algum impacto" nele: "Mas já abordámos o assunto e agora é seguir em frente."

Karl em alta em Munique

Em Munique, sob o comando de Vincent Kompany, estão longe de tais polémicas. O comentário de Karl durante uma visita a um grupo de adeptos, em que o jovem afirmou que o Real Madrid era o seu "clube de sonho", foi o tema mais delicado das últimas semanas – e até isso já parece estar resolvido.

"Um jovem de 17 anos pode cometer erros", acalmou o diretor desportivo Max Eberl, acrescentando: "Ele mostra o seu valor dentro de campo". Talvez também o faça na quarta-feira. O selecionador alemão vai estar atento.