Recorde as incidências da partida

O treinador do Estugarda, Sebastian Hoeness, arriscou ao mudar todos os 10 jogadores de campo da derrota com o Fenerbahçe, a meio da semana, mas após uma tentativa inicial de Pascal Stenzel, a equipa da casa ganhou impulso e um cabeceamento inteligente de Jamie Leweling exigiu o melhor do guarda-redes do Mainz, Robin Zentner.
No entanto, Danny da Costa cabeceou para fora por pouco ao receber um livre a meio da primeira parte, lembrando que os visitantes iriam dar trabalho ao Estugarda para conquistar os pontos.
Stenzel desperdiçou uma boa posição, Chris Führich viu o seu remate ser desviado e a cabeçada de Dan-Axel Zagadou no canto resultante passou por cima, com o Die Schwaben a tentar, sem sucesso, quebrar o empate, apenas para oferecer ao Mainz uma oportunidade perfeita aos 41 minutos. O VAR detectou uma mão de Chema Andrés na área, e Nadiem Amiri converteu o penálti, tornando o Estugarda a última equipa das cinco principais ligas da Europa a sofrer um golo em casa esta temporada.
Apesar de perder essa vantagem, o Estugarda não ficou atrás por muito tempo – no final do primeiro tempo, Führich cortou pela esquerda e soltou um belo remate com efeito que passou por Zentner e entrou no canto oposto. Depois de ir para o intervalo empatado, o Estugarda quase assumiu a liderança segundos após o reinício, mas o guarda-redes defendeu outra tentativa de Stenzel. Após uma hora de jogo, Leweling foi impedido por uma excelente defesa de Dominik Kohr, e depois uma boa jogada de Bilal El Khannouss terminou num remate fraco a 15 minutos do fim.
Mas, quando o Estugarda se questionava se teria uma oportunidade, assumiu a liderança a 11 minutos do fim, de forma simples. Um passe longo do guarda-redes Alexander Nübel pelo meio ultrapassou toda a defesa do Mainz, permitindo que Deniz Undav avançasse e finalizasse com precisão.
Os corações ficaram na boca na MHPArena quando a cabeçada de Nikolas Veratschnig passou agonizantemente à direita aos 90 minutos, mas o Estugarda segurou o resultado e chegou aos 18 pontos, seis a mais após oito partidas do que quando venceu a Bundesliga em 2006/07, enquanto o Mainz só terá que esperar até quarta-feira para melhorar o seu recorde de uma vitória em 11 confrontos diretos, quando os dois se enfrentam novamente na Taça da Alemanha.

