Bundesliga: Fábio Silva resgata ponto ao Dortmund em Leipzig com golo nos descontos (2-2)

Fábio Silva festeja o golo do empate
Fábio Silva festeja o golo do empateReuters

O primeiro golo de Fabio Silva na Bundesliga garantiu ao Borussia Dortmund um ponto precioso frente ao RB Leipzig na Red Bull Arena, prolongando a sua série invicta no campeonato para 16 jogos.

Recorde aqui as incidências do encontro

O Dortmund entrou em campo com o objetivo de reduzir a distância para o Bayern Munique no topo da tabela, antes do Der Klassiker no próximo fim de semana. Apesar de ter vencido apenas um dos últimos cinco jogos em casa, o Leipzig apresentava-se em boa forma e chegou ao intervalo a vencer por dois golos de vantagem.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Ambas as equipas dispuseram de oportunidades nos primeiros 10 minutos, com Rómulo a desviar o cruzamento rasteiro de David Raum para as mãos de Gregor Kobel, antes de Maarten Vandevoordt – na sua primeira titularidade na Bundesliga esta época – negar o golo a Maximilian Beier quase de imediato, do outro lado.

Julian Ryerson tem sido elogiado pela sua capacidade ofensiva nas últimas semanas, mas o Leipzig apostou em atacar pelo seu flanco e acabou por ser recompensado. A grande qualidade de Yan Diomande veio ao de cima e foi a sua criatividade que superou Ryerson antes de cruzar para Christoph Baumgartner encostar para o fundo das redes.

De forma surpreendente, o Dortmund, habitualmente sólido, não aprendeu com os erros e foi apanhado várias vezes com cruzamentos rasteiros da esquerda para o primeiro poste. Na verdade, Baumgartner dispôs de mais três oportunidades praticamente idênticas à do primeiro golo, acabando por bisar e aumentar a vantagem da sua equipa com a última dessas ocasiões.

Após o intervalo, o Dortmund apresentou-se muito mais seguro pelo lado direito, embora o estrago já estivesse feito. Os homens de Niko Kovac mostraram-se mais intensos no último terço e reduziram a desvantagem apenas cinco minutos depois do reatamento, quando um canto de Ryerson foi desviado por Romulo para a própria baliza. Com o desenrolar do jogo, o Dortmund foi subindo cada vez mais no terreno, tentando resgatar algo da partida.

Estatísticas no final da partida
Estatísticas no final da partidaOpta by StatsPerform

Houve várias meias oportunidades, mas nenhuma de verdadeiro perigo, já que o último passe raramente saía com precisão. Contudo, ao quarto minuto dos descontos, os visitantes criaram finalmente uma ocasião e aproveitaram-na ao máximo, com dois suplentes a combinarem: Fábio Silva finalizou o cruzamento rasteiro de Karim Adeyemi.

Apesar de o ponto apenas reduzir a diferença no topo da tabela para oito pontos, a resiliência do Dortmund dará confiança à equipa antes do duelo com o Bayern na próxima semana. O Leipzig, por sua vez, soma agora apenas uma vitória nos últimos seis jogos em todas as competições, sofrendo mais um revés na luta pelo regresso à Liga dos Campeões.