Recorde aqui as incidências do encontro
O Dortmund entrou em campo com o objetivo de reduzir a distância para o Bayern Munique no topo da tabela, antes do Der Klassiker no próximo fim de semana. Apesar de ter vencido apenas um dos últimos cinco jogos em casa, o Leipzig apresentava-se em boa forma e chegou ao intervalo a vencer por dois golos de vantagem.

Ambas as equipas dispuseram de oportunidades nos primeiros 10 minutos, com Rómulo a desviar o cruzamento rasteiro de David Raum para as mãos de Gregor Kobel, antes de Maarten Vandevoordt – na sua primeira titularidade na Bundesliga esta época – negar o golo a Maximilian Beier quase de imediato, do outro lado.
Julian Ryerson tem sido elogiado pela sua capacidade ofensiva nas últimas semanas, mas o Leipzig apostou em atacar pelo seu flanco e acabou por ser recompensado. A grande qualidade de Yan Diomande veio ao de cima e foi a sua criatividade que superou Ryerson antes de cruzar para Christoph Baumgartner encostar para o fundo das redes.
De forma surpreendente, o Dortmund, habitualmente sólido, não aprendeu com os erros e foi apanhado várias vezes com cruzamentos rasteiros da esquerda para o primeiro poste. Na verdade, Baumgartner dispôs de mais três oportunidades praticamente idênticas à do primeiro golo, acabando por bisar e aumentar a vantagem da sua equipa com a última dessas ocasiões.
Após o intervalo, o Dortmund apresentou-se muito mais seguro pelo lado direito, embora o estrago já estivesse feito. Os homens de Niko Kovac mostraram-se mais intensos no último terço e reduziram a desvantagem apenas cinco minutos depois do reatamento, quando um canto de Ryerson foi desviado por Romulo para a própria baliza. Com o desenrolar do jogo, o Dortmund foi subindo cada vez mais no terreno, tentando resgatar algo da partida.

Houve várias meias oportunidades, mas nenhuma de verdadeiro perigo, já que o último passe raramente saía com precisão. Contudo, ao quarto minuto dos descontos, os visitantes criaram finalmente uma ocasião e aproveitaram-na ao máximo, com dois suplentes a combinarem: Fábio Silva finalizou o cruzamento rasteiro de Karim Adeyemi.
Apesar de o ponto apenas reduzir a diferença no topo da tabela para oito pontos, a resiliência do Dortmund dará confiança à equipa antes do duelo com o Bayern na próxima semana. O Leipzig, por sua vez, soma agora apenas uma vitória nos últimos seis jogos em todas as competições, sofrendo mais um revés na luta pelo regresso à Liga dos Campeões.
