Bundesliga: Fábio Vieira quase foi herói no Hamburgo (1-1), Friburgo vence jogou de loucos (3-4)

Fábio Vieira teve golo anulado
Fábio Vieira teve golo anuladoHELGE PRANG / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Lançado na segunda parte para o lugar do compatriota Fábio Baldé, Fábio Vieira quase foi o herói da tarde no Hamburgo, mas teve um golo anulado e o jogo com o Eintracht Frankfurt terminou com um empate a uma bola. Em Wolfsburgo, o Friburgo garantiu uma vitória em jogo com sete golos.

Hamburgo 1-1 Eintracht Frankfurt

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Tendo sofrido 26 golos nos últimos nove jogos fora de casa, o Frankfurt começou a partida com uma postura defensiva, com o objetivo de mudar essa tendência. Como resultado, o Hamburgo só teve a sua primeira oportunidade aos 20 minutos, mas aproveitou-a com alegria. Ao jogar pela defesa, Nnamdi Collins errou catastróficamente o passe para Albert Sambi Lokonga, que brilhantemente finalizou dentro do poste mais próximo de Michael Zetterer, da entrada da área.

Mas os visitantes responderam rapidamente, quando o passe de Collins foi desviado por Nathaniel Brown, colocando Hugo Larsson em posição perfeita para entrar na área e marcar. O Hamburgo foi imediatamente para o outro lado do campo e teve azar ao ver o remate de Rayan Philippe bater na barra, antes de William Mikelbrencis ver o seu cabeceamento ser defendido em cima da linha. O Frankfurt dominou a maior parte dos minutos finais da primeira parte, mas não houve mais reviravoltas antes do intervalo.

O domínio do Frankfurt na posse de bola continuou no segundo tempo, mas a equipa continuava com dificuldades para finalizar. Ansgar Knauff tentou um remate de bicicleta, mas Daniel Heuer Fernandes fez uma defesa brilhante. A equipa teve que esperar até os últimos 15 minutos para ter a sua próxima chance real, quando Brown chutou de perto e Bakery Jatta tirou a bola com o joelho na linha. Os anfitriões foram direto para o outro lado do campo e marcaram com Fábio Vieira, mas a comemoração das bancadas do Volkspark foi logo interrompida pela decisão do VAR de marcar fora de jogo.

Apesar do tempo adicional, foi tudo o que ambas as equipas conseguiram fazer, e os pontos foram divididos. O empate aumenta a vantagem provisória do Hamburgo para os três últimos lugares para cinco pontos, o que significa que eles passarão o intervalo de inverno fora da zona de despromoção. Os anfitriões não ficarão muito desapontados com este resultado contra o Frankfurt, participante da Liga dos Campeões, que terá trabalho a fazer em janeiro para permanecer na Europa e na corrida pelo sexto lugar da Bundesliga.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Wolfsburgo 3-4 Friburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Embora o Friburgo estivesse a atravessar o seu pior início de temporada em oito anos, com 14 jogos, Philipp Treu proporcionou-lhe um início de sonho aos cinco minutos, quando recebeu um belo cruzamento de Yuito Suzuki e mandou a bola para o canto superior direito. No entanto, o Wolfsburgo não se desanimou após sofrer o 14.º golo consecutivo em casa na Bundesliga e logo empatou quando um erro de Treu na ala esquerda culminou em Patrick Wimmer a passar a Pejčinović, que aproveitou a ausência do avançado titular Mohamed Amoura – devido à CAN – para finalizar bem no poste mais próximo, no canto da pequena área.

Uma falta de Treu sobre Wimmer dentro da área sobreviveu a uma breve revisão do VAR, enquanto o Wolfsburgo procurava completar a reviravolta. No entanto, o Friburgo esteve a centímetros de retomar a liderança quando um erro defensivo permitiu que Johan Manzambi passasse a bola para Suzuki, que viu o seu remate bater em Kamil Grabara, mas acertar agonizantemente no poste esquerdo. Foi a oportunidade mais clara que ambos os conjuntos tiveram no restante do primeiro tempo, mas com quatro dos seis jogos anteriores do Friburgo fora de casa tendo produzido mais de 2,5 golos, pelo menos mais uma reviravolta parecia provável.

Quando uma névoa espessa desceu sobre o campo, essas crenças foram comprovadas de forma inacreditável. Primeiro, a tentativa de passe de Noah Atubolu para um companheiro foi interceptada por Pejčinović, que teve a tarefa simples de enganar o guarda-redes antes de colocar a bola com naturalidade para completar a reviravolta. Mas a vantagem do Wolfsburgo duraria apenas sete minutos, pois uma falta de Jenson Seelt sobre Lucas Höler dentro da área deu ao MVP dos visitantes, Vincenzo Grifo, a chance de empatar. Ele rematou com força no canto inferior direito, com potência suficiente para marcar seu 70.º golo na Bundesliga pelo Friburgo, apesar de Grabara ter adivinhado o lado certo.

A 25 minutos do fim, Pejčinović garantiu que a sua primeira vez a marcar na Bundesliga em 18 tentativas fosse acompanhada pela bola do jogo, ao receber um passe de Wimmer e rematar com Atubolu fora da linha. Mas apenas um minuto e 57 segundos depois, o Friburgo empatou novamente, quando um lançamento longo viu Matthias Ginter cabecear contra o corpo de Grabara e ressaltar em Seelt, acrescentando um autogolo nauseante à sua anterior concessão de grande penalidade. Uma tarde incrível teve então outra reviravolta quando o Friburgo retomou a liderança, depois de Manzambi ter agarrado a bola perto da área e encontrado Derry Scherhant, que rematou a bola alto no poste mais próximo.

No geral, foi um jogo inesquecível para os neutros, disputado com unhas e dentes entre duas equipas destemidas no ataque. No entanto, o que importa é o resultado final, e com o Wolfsburgo a passar o Natal apenas um ponto acima dos três últimos classificados, isso pode custar caro a longo prazo. Quanto ao Friburgo, agora está na metade superior da tabela, após a sua primeira vitória em seis jogos fora de casa na Bundesliga.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Estugarda 0-0 Hoffenheim

Colónia 0-1 Union Berlim

Augsburgo 0-0 Werder Bremen