Bundesliga: Hoffenheim no pódio (0-2), Harder no empate do RB Leipzig (1-1)

Hoffenheim celebrou importante triunfo
Hoffenheim celebrou importante triunfoCARMEN JASPERSEN DPA DPA PICTURE-ALLIANCE VIA AFP

Com a vitória por 0-2 em casa do Werder Bremen, o Hoffenheim aproveitou para subir ao terceiro lugar da Bundesliga. Conrad Harder entrou na segunda parte, mas não conseguiu evitar o deslize do RB Leipzig na visita ao St. Pauli.

Werder Bremen 0-2 Hoffenheim

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os anfitriões não ganhavam na liga desde o início de novembro, mas Justin Njinmah poderia ter colocado a sua equipa em vantagem aos 50 segundos, quando rematou de lado a 15 metros da baliza, após um passe incisivo de Jens Stage. Andrej Kramarić testou Mio Backhaus com uma cabeçada ao primeiro poste após um canto pouco depois, mas as oportunidades foram escassas numa primeira parte de baixa qualidade, até Alexander Prass iluminar o Weserstadion com um momento mágico pouco antes do intervalo. O Hoffenheim levou a bola até à entrada da área e Kramarić fez um passe perfeito para o médio, que disparou um remate imparável de primeira para o ângulo superior da baliza, a 25 metros, marcando o seu primeiro golo pelo clube na sua 50.ª partida. Um golo na primeira parte era talvez inevitável, com apenas dois dos jogos do Hoffenheim na Bundesliga nesta temporada a chegarem ao intervalo sem golos, o que colocou a responsabilidade sobre o Werder na segunda parte.

Os anfitriões receberam um grande impulso apenas seis minutos após o intervalo, quando a entrada de Burger em Cameron Puertas foi alterada de cartão amarelo para vermelho após uma revisão do VAR, mas mal tiveram a oportunidade de aproveitar a vantagem antes de o Hoffenheim duplicar a vantagem. O Werder não conseguiu afastar um livre e Grischa Prömel empurrou Julián Malatini, desequilibrando-o, antes de marcar o seu sexto golo da temporada na Bundesliga, ultrapassando Backhaus. Romano Schmid pensou ter reduzido a desvantagem com um remate de primeira logo após a marca de uma hora, mas outra revisão do VAR mostrou que o médio austríaco estava ligeiramente em fora de jogo. O Werder nunca pareceu capaz de voltar ao jogo, apesar de ter feito várias substituições ofensivas, e continua em 15.º lugar na tabela, apenas três pontos acima do 16.º, o FSV Mainz

O Weserstadion tornou-se um terreno fértil para o Hoffenheim, que está invicto em 11 jogos fora de casa (6 vitórias) e agora ostenta o segundo melhor registo fora de casa da Bundesliga (6 vitórias, 3 empates e 1 derrota), atrás apenas do Bayern de Munique. Esta vitória mantém os visitantes em terceiro lugar na tabela, a apenas três pontos do segundo classificado, o Borussia Dortmund.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

St. Pauli 1-1 RB Leipzig

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com estas duas equipas em extremos opostos da tabela da Bundesliga, não foi surpresa ver os visitantes, que lutam por uma vaga na Europa, começarem com tudo. Nem 10 minutos se passaram e o Leipzig quase abriu o marcador, vendo com angústia o remate de Xaver Schlager da entrada da área bater na trave. Schlager estava a mostrar-se influente nos primeiros minutos, ficando perto novamente pouco depois, mas foi impedido por um bloqueio de última hora. No entanto, a primeira grande oportunidade do jogo foi para Ricky-Jade Jones, do St. Pauli, que avançou em direção à baliza, mas viu o remate  bloqueado por Willi Orbán.

Jones voltou a ficar sozinho diante da baliza apenas cinco minutos depois e, com Orbán fora do lugar, conseguiu chutar desta vez, mas o atacante do St. Pauli acertou apenas na rede lateral. Os homens de Ole Werner aumentaram a pressão antes do intervalo e estiveram duas vezes perto de assumir a liderança, quando Antonio Nusa acertou duas vezes nas mãos de Nikola Vasilj, antes e depois de um remate forte de David Raum que passou por cima da barra. A melhor oportunidade da primeira parte surgiu no último lance, quando Rômulo Cardoso foi o mais rápido a reagir a uma bola perdida dentro da área e rematou com o pé direito à frente da baliza. 

O segundo tempo certamente teve muito a oferecer em termos de entretenimento e, embora o início tenha sido um pouco sem graça, Rômulo quase abriu o marcadorpouco antes da marca de uma hora, quando o remate passou rente à trave. O golo finalmente aconteceu para os visitantes pouco tempo depois e, sem surpresa, foi preciso um momento de magia para o Leipzig quebrar a resistência dos anfitriões. Um canto mal defendido caiu nos pés de Yan Diomande, na entrada da área, e após um toque para se posicionar, o seu segundo toque foi um remate que desviou num defesa do St. Pauli e entrou no ângulo superior.

Alexander Blessin arriscou com uma tripla substituição a 15 minutos do fim, numa tentativa desesperada de colocar a sua equipa de volta no jogo, mas acabou por ser um tiro no escuro que não parecia dar frutos até um grande golpe de sorte nos descontos. Uma escorregadela de Raum dentro da área fez com que ele derrubasse inadvertidamente Martijn Kaars, e depois que o árbitro marcou penálti, Kaars levantou-se e converteu o remate, não só garantindo um ponto importante na luta contra a despromoção, mas também impedindo o Leipzig de abrir uma vantagem de dois pontos sobre o quinto colocado, o Estugarda.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform