Bundesliga: Knut Kircher recusa-se a disfarçar os erros dos árbitros

Knut Kircher, chefe dos árbitros na Alemanha
Knut Kircher, chefe dos árbitros na AlemanhaČTK / imago sportfotodienst / Jürgen Kessler

O chefe dos árbitros, Knut Kircher, não quer minimizar as recentes decisões erradas dos seus protegidos na Bundesliga e promete melhorias. "É claro que isso mancha o bom arranque após a pausa de inverno e deixa um certo sabor amargo", afirmou Kircher à revista "Kicker".

"Do ponto de vista técnico, os casos foram discutidos e analisados de forma clara com os envolvidos, por isso acreditamos que, idealmente, já não voltaremos a ver estes erros, ou pelo menos não com esta frequência", explicou Knut Kircher.

Ultimamente, os árbitros não estiveram à altura em várias partidas.

"Com cada caso individual queremos tornar-nos melhores no futuro", afirmou Kircher. "No entanto, nem todos os casos são comparáveis entre si e, por isso, não existe uma solução padrão que evite todos os erros no futuro. Continuam a ser pessoas a apitar e a analisar os lances nos ecrãs", acrescentou.

No geral, Kircher não considera as prestações dos árbitros "instáveis", mas reconhece que é necessário "ajustar pontualmente": "Na passada quinta-feira, num formato digital de troca de ideias, voltámos a explicar aos árbitros as nossas diretrizes e critérios no que diz respeito à uniformidade." Além disso, num estágio de preparação no final de fevereiro e início de março, pretende-se "reforçar a clareza e a orientação": "Estou confiante de que conseguiremos então um final de época bem-sucedido."