Recorde as incidências da partida
Jonathan Burkardt e Nadiem Amiri, autores dos golos, atravessaram o relvado após o apito final e festejaram o golpe perante o RB Leipzig, enquanto os adeptos que viajavam com eles aplaudiam os seus jogadores em frente à curva: O Mainz 05 está a sonhar com a Liga dos Campeões em plena época de carnaval - enquanto a pressão sobre o treinador Marco Rose está a aumentar visivelmente para os ambiciosos Leipzigers.
"É desnecessário, não devíamos ter perdido isso. É evidente que estamos todos muito, muito desiludidos. Temos de perceber lentamente que esta época é simplesmente difícil e que vai continuar assim até ao fim", disse Kevin Kampl, do Leipzig: "Vai ser uma luta até ao fim, temos de estar preparados para isso."
Henriksen com sorte
O bem-sucedido treinador do Mainz, Bo Henriksen, por outro lado, estava feliz.
"Foi bom, jogámos muito bem. Não apenas poder, não apenas individualmente, mas também taticamente", disse o dinamarquês na Sky: "Poderíamos ter vencido este jogo 4-1 ou 5-1."
A equipa só volta a treinar na terça-feira, antes de fazer a visita obrigatória ao desfile da Segunda-feira das Rosas em Mainz.
O FSV tinha mostrado qualidades de recuperação em Leipzig. Apesar de Xavi Simons (1') ter dado aos anfitriões um início de sonho, Amiri (52') e Burkardt (58') deram a volta ao jogo. Com esta vitória, o Mainz ficou a 41 pontos do seu rival mais próximo, o Leipzig, na corrida pelos lugares europeus.
A equipa de Rose, por outro lado, continua a ter dificuldades e permanece no sexto lugar com 38 pontos. Com isso, a classificação para a Liga dos Campeões está em risco - e com ela o emprego de Rose.