Acompanhe aqui as incidências do encontro
A equipa desta cidade com 13.000 habitantes do Sarre (sudoeste da Alemanha) pode vir a ser a mais pequena de sempre a ser promovida à primeira divisão alemã, caso vença o Heidenheim, 16.º classificado da Bundesliga.
"Tudo isto já é um sonho, porque é muito invulgar. Se a promoção vier, ficarei feliz. Mas não vou ficar acordado toda a noite a pensar que não é justo se não subíssemos à primeira divisão", disse o treinador do Elversberg , Horst Steffen, em conferência de imprensa na quarta-feira.
O Elversberg, que está atualmente na segunda divisão, ficou atrás do Colónia e do Hamburgo, ambos automaticamente promovidos, e vai defrontar o Heidenheim no play-off de acesso à primeira divisão, apenas dois anos após a subida à segunda divisão.
Por enquanto, o recorde da cidade mais pequena cujo clube jogou na Bundesliga pertence a Unterhaching, um subúrbio de Munique com 26.000 habitantes (de 1999 até 2001). O Hoffenheim, que faz parte da cidade de Sinsheim, no sudoeste do país, é atualmente o clube mais pequeno da primeira divisão, com 36.000 habitantes.
A ascensão do Elversberg foi liderada pelo presidente do clube, Frank Holzer, ex-jogador e empresário local, que assumiu o comando do clube em 1990 e, em algumas ocasiões, atuou como treinador. Holzer é o diretor de uma empresa farmacêutica local conhecida pelos colírios, que se tornou um dos principais patrocinadores do clube.
O seu adversário, o Heidenheim, com 49.000 habitantes, é também um dos clubes mais pequenos do futebol profissional alemão. Apesar de terem jogado na Liga Conferência esta época, recebendo o Chelsea, entre outros.
O seu treinador, Frank Schmidt, elogiou os resultados do Elversberg, qualificando o homólogo como "treinador do ano" e o clube de "referência na segunda divisão". A segunda mão do play-off terá lugar em Elversberg, na segunda-feira à noite.