"Só se pode elogiar a equipa de gestão do Estugada. Eles fizeram tudo certo numa janela de transferências muito difícil e acirrada", disse Lothar Matthäus ao Bild. O antigo jogador falou de um "ótimo" negócio e acrescentou:"Parabéns ao VfB por se ter mantido firme durante tanto tempo. Isso mostra a coesão da direção".
O Bayern, cujo patriarca, Uli Hoeneß, tinha previsto que se a contratação deste "muito, muito bom jogador" não resultasse este ano, seria no próximo. Isso agora não deu em nada. É "extrema a quantidade de dinheiro que circula", afirmou o diretor desportivo do clube de Munique, Christoph Freund.
Janela de transferências dramática
Não que o Munique não tivesse dinheiro suficiente para pagar os 75 milhões de euros alegadamente exigidos. O Bayern estava disposto a investir três dígitos na transferência de Florian Wirtz. Wirtz decidiu-se pelo Liverpool. O diretor desportivo Freund sublinhou quase desafiadoramente na sexta-feira:"Nós, como Bayern de Munique, somos muito, muito atraentes".
Mas o dinheiro que o Estugarda queria pelo Woltemade era demasiado para o Bayern. Dinheiro que o Newcastle pode angariar mais ou menos facilmente - o clube é propriedade do fundo soberano da Arábia Saudita, PIF, desde 2021. Dinheiro que o Bayern não pode - ou não quer - angariar. "Nick Woltemade vale 80 milhões?", perguntou o diretor desportivo Max Eberl a alguns jornalistas no Mundial de Clubes, de forma bastante retórica. A resposta: "Não".
Os milhões contradizem Hoeneß
Bem, o Estugarda viu as coisas de outra forma, tal como o Newcastle, para quem o dinheiro não parece ter qualquer importância. E o Bayern? Há pouco menos de duas semanas, o clube de Munique fez uma terceira oferta pelo Woltemade. 60 milhões de euros, mais bónus e uma mais-valia. O Estugarda? Rejeitou a proposta com comentários arrojados.
"Nick Woltemade vai jogar pelo Estugarda na próxima temporada", disse o diretor do clube Alexander Wehrle, "o arquivo está fechado". O treinador Sebastian Hoeneß acrescentou, numa entrevista ao Stuttgarter Nachrichten/Zeitung, que"o facto de não estarmos dependentes das receitas da transferência" desempenhou um papel importante.
No entanto, com uma verba de transferência de até 90 milhões de euros, o VfB não estava mais disposto a recusar - mesmo que o técnico Hoeneß agora tenha que engolir outra mensagem clara. "Por razões desportivas, decidimos não vender o Nick e, assim, manter a competitividade do nosso plantel", afirmou.
Gruda é alvo
O facto é que o Estugarda precisa agora de um substituto para Woltemade, que marcou 17 golos em 33 jogos competitivos na época passada. No Campeonato da Europa de Sub-21, o jogador de 23 anos foi o melhor marcador da competição com seis golos. Brajan Guda, que se transferiu do Mainz para o Brighton por 31,5 milhões de euros há um ano, está a ser discutido como o seu sucessor.
O Estugarda quer emprestar o jogador da seleção alemã de sub-21, o que estaria de acordo com a nova forma de atuação do FC Bayern.
